Parque Ecológico Maracajá

PARQUE ECOLÓGICO MARACAJÁ

"A Preservação Ambiental Começa Aqui"

Poucas experiências são tão significativas para adultos e crianças quanto uma visita ao parque ecológico. Apreciar a diversidade da fauna e flora cria um vínculo poderoso e universal com a natureza.

Localizado em uma área de 112 hectares de Mata Atlântica original, o Parque exibe exuberantes figueiras e incríveis macacos-prego. Assim como o lago, a mata abriga animais nativos de vida livre, formando maravilhosa fauna.

Através da exibição de mais de 100 animais, representando 8 espécies de mamíferos, 31 espécies de aves e 4 espécies de répteis soltos e em recintos amplos e semelhantes ao habitat natural. O Parque Ecológico Maracajá promove a conscientização do público sobre a importância de manter animais silvestres em seus ambientes naturais.

Localização

O Parque Ecológico Maracajá situa-se às margens da BR 101, ao longo do Km 403, em Maracajá/SC. É considerado um dos grandes Patrimônios Naturais do Sul Catarinense.


Podemos encontrar no Parque...

  

Centro de Eventos dos Jerivás

Inaugurado em 12 de maio de 2002, com capacidade para 800 pessoas é usado para eventos em geral.

 

  

Horto Florestal

 

 

Depois de mais de dois anos sem receber cuidados, em julho de 2011 aconteceu a reinauguração do  Horto Municipal Luiz Demétrio da Rocha, que fica anexo ao Parque Ecológico de Maracajá.

Agora, com a reativação do horto, que possui cerca de 1.500 m²,  o local vai fornecer mudas para serem utilizadas nos canteiros das avenidas, jardinagem na prefeitura, escolas e principalmente o Parque Ecológico.

 

Trilhas Suspensas 

O parque possui 2 trilhas suspensas:

  • A Trilha das Figueiras, com 580 m de extensão, proporciona aos visitantes uma vislumbrante visão das Figueiras;
  • A Trilha do Palmito é assim chamada, pois durante o seu percurso de 260 m, podemos contemplar o único exemplar de palmito ao longo das trilhas.

 

Ponte Pênsil

Por meio dos 55 m de percurso, o visitante pode ter uma visão do entorno do lago com suas belas carpas húngaras, tigres d'água, gansos, capivara e o jacaré-de-papo-amarelo.

 

Viveiro de Animais 

Os animais mantidos em cativeiro nas dependências do parque são provenientes de apreensões da Polícia Ambiental. Quando chegam ao parque recebem avaliação profissional e posteriormente são encaminhados aos recintos onde permanecem por 40 dias. Após o período de quarentena, recebem uma nova avaliação e se apresentarem boas condições de viver em liberdade são soltos na reserva. Caso o animal não apresente condições físicas satisfatórias de sobrevivência, o mesmo é mantido em cativeiro e fica exposto à visitação pública, onde o visitante pode apreciar suas características, beleza e principalmente sua importância para a natureza. Encontram-se nos recintos os seguintes animais: aracuã, jacu, sagüi-de-tufo-preto, gato-do-mato-pequeno, avestruz, jabuti-piranga, porco-do-mato-cateto, macaco-prego, arara-canindé, tucano-de-bico-verde, papagaio-verdadeiro, caturrita, entre outros.

 

 

 

Restaurante

Entrou em funcionamento em 11 de novembro de 2006, e está aberto diariamente, oferecendo aos domingos Buffet livre com churrasco e sobremesas. Também serve lanches, sorvetes e bebidas. Nossa alimentação é saborosa e de qualidade.

 

Polícia Ambiental

O 10º Pelotão da Polícia Militar de Proteção Ambiental teve sua instalação nas dependências do parque em maio de 2004, na qual a sua localização em Maracajá ficaria em local estratégico e de fácil acesso para os policiais que atuam nas regiões da AMESC E AMREC. A instalação no município veio contribuir para um melhor trabalho de fiscalização e educação ambiental na região, onde o espaço contribui muito na reabilitação e tratamento dos animais apreendidos. Todo o trabalho de recuperação é realizado por funcionários especializados do Parque Ecológico Maracajá.

 

 

 

Parque Infântil

Construído em 2003, em estilo rústico, oferece às crianças momentos de lazer e descontração com balanços, cama elástica, gangorra e escorregadores.

 

 

 

Quiosques

O parque disponibiliza de 2 quiosques e várias mesas e churrasqueiras na área de lazer para que o visitante possa passar momentos agradáveis com seus familiares e amigos.

 

 

Comportamento do Visitante 

  • Leia  com atenção as placas indicativas e educativas. No final da caminhada, você terá   recebido muitas informações interessantes;
  • Caminhe em silêncio para ouvir os sons da natureza;
  • Observe os diferentes tipos de vegetação existentes ao longo do percurso;
  • Faça uso de repelentes  nos meses mais quentes do ano;
  • Mantenha-se nos caminhos, trilhas e demais locais permitidos;
  • Esteja atento para a presença de cobras; principalmente na primavera e no verão e também de animais peçonhentos;
  • Deposite o lixo nas lixeiras;
  • Os animais não devem ser alimentados;
  • Não utilize aparelhos sonoros, pois incomodam os animais;
  • Aceite as orientações das pessoas responsáveis pela administração do parque.

 

Flora da Reserva

A Flora da reserva é muito diversificada. Ao longo das trilhas de visitação podemos destacar  o  Palmiteiro (Euterpe edulis) pois entramos apenas um exemplar ao longo das trilhas e a Figueira-Mata-Pau (Cousapoa microcarpa) que desperta a curiosidade dos visitantes devido à sua característica de estrangular outras espécies vegetais que se desenvolvem próximo a ela. Além destas muitas outras espécies estão presentes como, o Coqueiro- Jerivá (Syagnus romanzoffiana), Figueira-Branca (Ficus organensis), Cedro (Cedrela fissilis), Embira (Daphnopsis fibrosa), Embaúba (Cecropia glaziovi), Ipê-Amarelo (Tabebuia umbelada), e muitas outras.
O solo coberto de vegetação rasteira destacando-se pariparoba. Os liquens na natureza são indicadores biólogos, ou seja, indicam a pureza do ar. As epífitas (vegetais que vivem sobre outros, sem causar danos, como as bromélias e orquídeas) destacam-se ao longo das trilhas pela variedade, modificando o tom da paisagem a cada estação com suas flores coloridas e formas diversas. As bromélias são responsáveis, em parte, pela umidade do ambiente que é proveniente das águas das chuvas armazenadas num pequeno receptáculo formado pela disposição das folhas no caule.
Preservar os vegetais e assegurar a continuidade do desenvolvimento ambiental.

 

Fauna da Reserva

A Mata Atlântica é o local de alimentação, abrigo, reprodução e descanso para uma grande variedade e colorido de insetos, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, entre outros.
O grupo de aves é o mais observado. Inúmeras espécies alimentam-se de frutos e sementes característicos da região, como: Tangará (Chiroxiphia caudata) , Sabiá-do-Campo (Mimus saturninus), Tucano-de-Bico-Verde (Ramphastos dicolorus), Trinca-Ferro (Saltador similis), Papagaio-de-Peito-Roxo (Amazona vinacea), Tiriba (Pyrrhura frontalis).
No lago podemos observar algumas espécies aquáticas como a Marreca Piadeira (Dendroaygna viduata) e também as aves migratórias como a Garça-Branca (Casmerodius albus) e o Jaçanã (Jacana jacana) serão encontrados aqui.
Roedores de diversos tamanhos são encontrados na reserva e nas margens do lago. Entre eles a Capivara (Hydrochaeris hidrochaeris) e o Ratão-do-Banhado (Myocastor coypus), que se alimentam de raízes, folhas, sementes e frutos.
Mamíferos com hábitos variados podem ser observados, tais como: Ouriço-Cacheiro (Coendou ensidiosus), Quati (Nasua nasua), Porco-do-Mato-Cateto (Tayassu tajacu), Veado-Campeiro (Ozotocerus bezoarticus) e a maior atração do Parque continua sendo o grande grupo de Macacos-Prego (Cebus apella)  que se alimentam de insetos e vegetais.     

 

Floresta Atlântica
(Preservar no presente para conhecer no futuro)


Reduzida a menos de 10% do que era na época do descobrimento, por cobiça, inconsciência ou ação predadora, a Floresta Atlântica continua guardando valiosos tesouros em matéria de diversidade de vida animal e vegetal.
Empenhada no compromisso de proteger e conservar o pouco que ainda resta deste importante ecossistema a Prefeitura Municipal de Maracajá adquiriu e matem a área de 107,8 hectares, que compreende a reserva do Parque ecológico Maracajá.
Aqui o desejável e necessário equilíbrio entre homem e natureza existe.
A preservação deste tesouro, portanto, não apenas assegura a continuidade dos esforços conservacionistas feitos no passado, como garante e lega a beleza e grandiosidade da Floresta Atlântica para as gerações futuras.

 

Agende Sua Visita!

Telefone: (048) 3523-0420
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta - das 8:00 às 17:00 horas / Sábados e Domingos - das 8:00 às 18:00 horas
Valores: Adultos - R$ 2,00.
             Crianças até 6 anos não pagam

Galeria de Fotos




Previsão do tempo




Prefeitura Municipal de Maracajá.