Pablo Dal Toé Boza, aluno de Maracajá, conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP

Maracajá

A 18ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) aconteceu na terça-feira, 11 de junho, na Barra da Tijuca, no Rio do Janeiro e premiou 650 estudantes de todo o Brasil com a medalha de ouro.

Um dos medalhistas foi Pablo Dal Toé Boza, aluno maracajaense, que compareceu à cerimônia para receber pessoalmente a premiação. Ele estuda no 9º ano da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, em Maracajá.

Foram mais de 18 milhões de participantes, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de 55,3 mil escolas públicas e privadas em 99,8% dos municípios brasileiros. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e dos ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além de outras autoridades.

O estudante da rede municipal de ensino de Maracajá, Pablo Dal Toé Boza, tem 15 anos de idade, é filho do casal Gisele e Fábio Boza. “Meus pais sempre me apoiaram e me incentivam muito”, declara o menino.

Pablo conta que já foi medalhista da OBMEP nos anos de 2022 e 2023, e que recebeu a premiação em Florianópolis, na capital do estado. “Mas, neste ano, a premiação foi no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, e eu estou muito feliz, para mim é uma dimensão muito grande ir para outro estado receber essa medalha” confidencia o estudante.

O estudante da Escola 12 de Maio revela sua paixão pela Matemática. “Sempre foi a minha disciplina favorita, e vi na OBMEP uma oportunidade de conhecimento. Agora é só comemorar e seguir estudando. Agradeço a professora Michele, meus pais, e todos os professores, por sempre estarem me incentivando e apoiando. Me encontrei na Matemática”, concluiu Pablo.

A diretora da Escola Municipal 12 de Maio, Aline Mello Rosso, também é uma incentivadora de Pablo. “Para nós da escola, é uma grande alegria ver um aluno da rede municipal de ensino se destacando em nível nacional. Toda a escola parabeniza Pablo pela dedicação e empenho”, declara Aline.

A Olimpíada é realizada anualmente, mas foi criada em 2005, durante a primeira gestão de Lula, como uma política educacional voltada às escolas públicas. Nesta edição, o presidente e a primeira-dama também receberam uma medalha de honra da OBMEP durante o evento.