Assinada a ordem de serviço para execução de base em concreto e fixação de 09 (nove) academias ao ar livre

Maracajá

A Administração Municipal de Maracajá assinou no dia 10 de junho, a ordem de serviço para execução de 09 (nove) bases em concreto armado (Radier) para fixação de equipamentos para formação de módulos de academia ao ar livre.

Por iniciativa da primeira-dama de Maracajá, Dete Brambila, o pedido foi realizado ao governo do estado, através do deputado Júlio Garcia, e aceito. A cidade ganhou 09 (nove) academias ao ar livre, para serem instaladas em espaços públicos que a comunidade participe e frequente.

Para a primeira-dama, ter recebido essas academias é motivo de muita alegria. “Sempre quis ver todas as comunidades do município com as academias dos idosos, ou academia ao ar livre, como também são chamadas. É uma satisfação muito boa saber que as pessoas podem se utilizar dos equipamentos para fazer exercícios, ou até mesmo, iniciar com atividades físicas”, declara Dete Brambila.

Será instalado uma academia em cada comunidade do município, por isso, 09 academias ao ar livre. As nove comunidades a serem beneficiadas são Cedro, Garajuva, Vila Floresta, Vila Beatriz, São Cristovão, Espigão Grande, Sangão Madalena, Encruzo do Barro Vermelho e o Centro.

A obra será executada pela Imovex Construções Ltda, empresa vencedora do processo licitatório nº 050/2024, que fornecerá material e mão de obra, nas condições estabelecidas no processo licitatório.

A Ordem de Serviço foi assinada pelo prefeito municipal, e contou com a presença da primeira-dama Dete Brambila, Secretária de Administração, Rejane Pereira, do diretor de Obras, Evânio Macalossi, do representante da empresa Imovex Construções Ltda, Jonas André Gonçalves, e de representantes das comunidades de Vila Beatriz, Vila Floresta, São Cristovão e Espigão Grande.

O processo de execução da obra das bases em concreto e os trabalhos para fixação das academias da terceira idade, iniciam ainda neste mês de junho.

Academias ao ar livre – benefícios

As academias da terceira idade (ATI) surgiram, no Brasil, com a proposta de oferecer exercícios físicos a adultos e idosos, gratuitamente, em locais públicos. A primeira ATI foi implementada em Maringá-PR, em 2006, e, atualmente, está presente em todo território brasileiro.

A instalação dos equipamentos que compõe uma academia ao ar livre é mais um incentivo para a realização de atividades com os idosos, pois é cientificamente comprovado que atividade física aumenta a qualidade de vida na terceira idade, além de que atua na melhoria da capacidade funcional dos idosos.

Pensando nisso, diversas cidades brasileiras implantaram as Academias da Terceira Idade (ATI), que se constituem de espaços com equipamentos adaptados para estarem ao ar livre voltados para a prática de exercícios físicos, de forma gratuita e de fácil acesso aos usuários.

As academias ao ar livre são excelentes meios de valorizar os ambientes públicos e praças, de maneira econômica e segura. Os equipamentos estimulam a qualidade de vida de pessoas de todas as idades. Mas, a partir dos 60 anos, aproximadamente, há uma diminuição de massa muscular, perda de força e maior chance de doenças. As atividades físicas podem ajudar a retardar ou evitar esse cenário, já que atuam no aumento de densidade óssea, controle de doenças, melhora na flexibilidade e equilíbrio, além de proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos praticantes.