Cores, história e identidade em forma de arte

Um mergulho a identidade de Maracajá resultou em muitas cores, muita história, cultura e conhecimentos com muita autenticidade.

As artistas Jadna Guidi e  Aviene Beckman possuem um Studio de Artes localizado em Criciúma – SC, elas expressaram em forma de arte a história do Município de Maracajá: “Ficamos muitos felizes em ter essa oportunidade de relatar em forma de arte a história e a cultura dos munícipes de Maracajá, mergulhamos em busca de fatos e voltamos anos na História para criarmos uma arte autentica e única”, expressou a Jadna Guidi.

A Primeira-dama Claudete Brambila, relatou que a Praça Frei Eusébio de Alfredo Chaves localizada na Avenida Getúlio Vargas enfrente a Prefeitura Municipal de Maracajá, é um local de lazer para os munícipes e queria tornar ainda mais agradável o ambiente: “A ideia era fazer algo diferente, onde desse alegria e vida a nossa praça, então depois de muita pesquisa, encontramos a artista Jadna, que foi excepcional na arte que criou, deixando a História do Município de Maracajá com muitas cores e alegrando o espaço”, relatou a Primeira-dama.

Na arte temos Maracajá representado pelo Gato-Maracajá, que dá nome ao município, além de estar presente na composição plantações de milho e fumo, que fazem parte da economia do Município, a vegetação nativa, o Rio Mãe Luiza e o trem Maria Fumaça, símbolo da história ferroviária local: “Cada detalhe foi pensado para traduzir Maracajá em cores e formas, criamos uma arte cheia de significado e vida”, complementou Aviene Beckman, uma das artistas responsável pela criação e execução da arte.

No total, foram oito dias de trabalho, com área total de 50m², com paredes de 4 metros de altura, essa construção é um banheiro público localizado na Praça: “Devido à altura, tivemos que utilizar andaimes e técnicas para grandes formatos de desenhos. Mais do que preencher um espaço vazio, essa arte trouxe um novo olhar para o local, conectando quem passa por ali à história da cidade. E é isso que torna cada projeto tão especial: a possibilidade de resinificar lugares através da arte! ”, destacou a Jadna

“Nossa ideia é transformar mais locais do nosso Município através da arte e com pinturas renovadoras, que lembrem a importância e a história de Maracajá. Quem passa pela Praça, já muda o olhar e isso torna os passeios em família mais agradáveis e harmoniosos, ” concluiu a Primira-dama Claudete Brambila.

Para o Prefeito Anibal Brambila, esses pequenos detalhes de trabalho artístico valorizam os aspectos históricos, culturais e econômicos do Município de Maracajá, tornando a cidade ainda mais atrativa, embelezando os locais de lazer frequentados pelos nossos munícipes e visitantes que aqui passam.