Departamento de Saúde de Maracajá intensifica atendimento no Dia Mundial de Combate à AIDS

No Dia Mundial de Combate à AIDS, lembrado desde 1987 em 1º de dezembro, que também é o mês de conscientização contra as doenças sexualmente transmissíveis (Dezembro Vermelho), a Prefeitura de Maracajá vai disponibilizar, por meio do Departamento de Saúde, testes rápidos e gratuitos para a população, e entrega de preservativos masculinos e femininos. Já no sábado, dia 02/12, haverá uma ação em frente à praça da Vila Beatriz.

Em Maracajá, a comunidade tem acesso ao diagnóstico e tratamento gratuito para o HIV, sendo o Departamento Municipal de Saúde equipado com um Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS (SAE), vinculado à Vigilância Epidemiológica e abrangendo outras doenças infectocontagiosas.

Segundo a diretora de Saúde, Michele Gonçalves, desde 2021, o Departamento de Saúde tem implementado um tratamento humanizado para os pacientes soropositivos, oferecendo atendimento local. Anteriormente, os pacientes precisavam buscar apoio em outras cidades para exames e coleta de sangue, mas agora contam com um atendimento multidisciplinar envolvendo médicos, psicólogos e enfermeiros, assegurando especialização e confidencialidade.

60 casos em Maracajá

Os dados do SAE indicam que atualmente, 60 pessoas estão em tratamento no município. É notável o aumento de casos em pessoas com mais de 50 anos e do sexo masculino nos últimos anos.

O alerta é direcionado especialmente àqueles que não utilizam preservativos, enfatizando a importância de procurar o SAE para testagem, uma vez que nem todos os infectados pelo HIV apresentam sintomas. O diagnóstico precoce acelera o início do tratamento, vital para evitar complicações graves, incluindo o óbito.

O Departamento de Saúde realiza cerca de 120 testes rápidos por mês.

Pedágio de Orientação e Testagem

Para marcar a data, está programado um pedágio na Avenida Nossa Senhora da Conceição no sábado, dia 02/12, pela manhã, próximo à Praça da Vila Beatriz. A tenda da saúde proporcionará testes rápidos, distribuição de preservativos e material informativo.

AIDS

Em relação à AIDS, uma doença crônica causada pelo vírus HIV, que compromete o sistema imunológico, a síndrome é caracterizada pelo enfraquecimento do sistema imunológico, tornando o organismo mais suscetível a doenças oportunistas. Receber um diagnóstico positivo para o HIV, que há alguns anos era considerado uma sentença de morte, hoje permite viver com qualidade mediante o uso adequado de medicamentos e o seguimento das recomendações médicas.