Prefeito Brambila visita obras da nova escola do Espigão Grande

Com capacidade para atender cerca de 400 alunos do ensino fundamental I e II, a nova unidade escolar que está sendo construída na localidade de Espigão Grande, pela Prefeitura Municipal de Maracajá está progredindo com sucesso.

O prefeito Anibal Brambila visitou o local para avaliar o andamento das obras. Acompanhado do diretor de Obras, Evânio Macalossi, do arquiteto urbanista e fiscal da obra, Guilherme Augusto Tomasi Rocha, e do chefe do Departamento de Indústria e Comércio, Valmir Pedro, o prefeito destacou a importância da obra para a cidade, ressaltando o compromisso da Administração em garantir um ensino de qualidade, sem deixar de lado investimentos que venham proporcionar comodidade e conforto aos alunos.

O prefeito Brambila está bastante otimista com o progresso da construção da nova escola. “Adquirimos o terreno em 2021, e no mesmo ano recebemos o recurso para execução da obra, porém a empresa não teve capacidade técnica para seguir com a obra e acabou destituída. Realizamos um novo processo licitatório, e somente este ano a obra foi retomada”, explica.

Brambila relata que apesar dos desafios enfrentados, como as condições climáticas adversas, a construção está avançando conforme o cronograma, com aproximadamente 25% da execução já concluída.

O custo da obra está em cerca de R$ 3.388.212,80, sendo R$ 2 milhões oriundos de transferência especial e o restante, contrapartida com recursos do município.

Projeto

O projeto da escola inclui uma área total de 1.525,17 m², com 8 salas de aula com 50,00 m² cada, secretaria e banheiros. No segundo bloco terá refeitório de 375,00 m², com cozinha, banheiros e outras instalações. O prefeito ressaltou a preocupação com a segurança dos alunos, mencionando a estrutura metálica para o embarque e desembarque direto do transporte escolar, proporcionando proteção contra as condições climáticas.

Outro ponto de destaque na nova escola é a ênfase no meio ambiente, com a inclusão de áreas arborizadas, onde esses espaços não apenas melhoram a estética da escola, mas também promovem um ambiente mais agradável para alunos e funcionários, tendo impactos positivos no aprendizado e no bem-estar.

Brambila comentou que a ideia é expandir a escola no futuro, incluindo laboratórios de informática e ciências, playground e áreas para a prática esportiva. Além disso, há planos para implantar um Centro de Educação Infantil (CEI) e a sede do departamento de Educação e Cultura.