Maracajá recebe na sexta-feira o Espetáculo “Arroz e Feijão: em Colapso no Sistema”

A arte vai integrar com a natureza na apresentação do Espetáculo “Arroz e feijão em: Colapso no Sistema”, nesta sexta-feira, 1º/12, no Parque Ecológico de Maracajá. As apresentações, agendadas para as 10h e 14h, têm como público-alvo os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio e Escola Educação Básica Municipal Eulália Oliveira de Bem.

Este projeto de circulação teatral é uma realização do Grupo Teatro Revirado, viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina (PIC). Abrangendo 45 cidades no Sul do Estado, o espetáculo está sendo apresentado gratuitamente, totalizando 90 sessões. A turnê deste ano se estende até 14 de dezembro, abrangendo 18 cidades. A segunda temporada está programada para iniciar em fevereiro de 2024, coincidindo com o início do ano letivo. As apresentações ocorrem nos períodos matutino e vespertino, visando a gratuidade e a acessibilidade para todos os públicos e idades, com tradução em Libras em todas as sessões.

A proposta da peça é estimular as crianças a adotarem uma alimentação saudável, promovendo a reflexão sobre o universo interno que necessita ser nutrido com alimentos de qualidade. A Coordenadora Geral do Projeto, Yonara Marques, destaca a alegria em transmitir essa mensagem de maneira criativa e lúdica, evidenciada pelos desenhos e expressões das crianças nas cidades visitadas.

O diretor de Educação e Cultura de Maracajá, Daniel de Souza, enfatiza a importância do projeto para a cidade, proporcionando acesso à cultura e à magia do teatro tanto para os estudantes quanto para a comunidade em geral. Maracajá foi uma das cidades contempladas na região da Amesc, e essa iniciativa representa uma valiosa oportunidade educacional e cultural. “Ao unir arte, natureza e educação, o espetáculo busca deixar uma marca na comunidade, inspirando a apreciação pela cultura e incentivando escolhas saudáveis desde a infância”, disse.

SOBRE A PEÇA

Os detetives Arroz e Feijão tem uma nova missão. Eles devem desvendar quem está por trás dos misteriosos crimes que estão ocorrendo dentro do corpo humano. Quem está causando o colapso no sistema? Para isso não medem esforços! Buscam pistas no Galpão da Saliva, no Beco do Pirulito e se arriscam até no perigoso Pântano Gorduroso. Será que os detetives Arroz e Feijão conseguirão levar o misterioso criminoso ao tribunal da Suprema

Consciência?

Com muitas músicas, teatro de bonecos e ação, quatro atores levam o público a uma viagem pelo universo dentro de mim. Com as metáforas dessa peça enaltecemos a importância do Arroz e do Feijão para uma alimentação saudável através da educação nutricional.

O espetáculo conta com o texto de Luan Marques Joaquim e Adriano Medeiros, este último também atua no papel do Arroz ao Lado de Fábio Murillo Justino que faz o papel do Feijão. Foram convidados para fazer parte deste elenco Priscila Schaucoski e Bruno Andrade, integrantes do Grupo Cirandela de Teatro, estes também compuseram toda a trilha sonora e sonoplastia do espetáculo.

INCENTIVADORES

O Programa de incentivo à Cultura do estado de Santa Catarina, o PIC, oferece oportunidade aos grupos artísticos de desenvolverem seus trabalhos, beneficiando diretamente o público que recebe arte do teatro de forma gratuita. O projeto está sendo possível graças à CELESC, COOPERJA e FARBEN, que através da dedução do ICMS, formam esta parceria, proporcionando acesso à arte em cidades das regiões da ANREC, AMESC e AMUREL.

O projeto emprega diretamente 16 pessoas que, ao longo de seis meses, estarão recebendo cachês referentes às respectivas funções. E além disso, movimenta a economia indiretamente para centenas de pessoas que através deste projeto estarão recebendo, tanto no comércio em geral, hotelaria, indústrias, restaurantes entre outros.