Educação de Maracajá distribui mais de 1200 livros na I Mostra Pedagógica

O Departamento Municipal de Educação e Cultura, com o apoio da Administração, realizou durante todo o dia de terça-feira, dia 21/11, a I Mostra Pedagógica e a I Feira do Livro. Mais de 1200 estudantes passaram pelo Centro de Eventos do Parque Ecológico, onde prestigiaram a exposição dos colegas, assistiram a uma peça teatral e ainda foram contemplados com um livro.

A primeira edição da Mostra abordou a temática do projeto desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino, no decorrer do ano: ‘Educação Ambiental em Ação no Caminho da Sustentabilidade’.

O diretor de Educação, Daniel de Souza, enfatiza o empenho e a criatividade dos alunos, destacando o sucesso da iniciativa. A diversidade de trabalhos apresentados, como sabão caseiro, maquetes de cidades sustentáveis, brinquedos recicláveis e hortas sustentáveis, evidencia não apenas o aprendizado teórico, mas também a aplicação prática dos conceitos abordados.

A inclusão da Feira do Livro como parte do evento foi uma excelente estratégia para incentivar o hábito da leitura desde a infância. A distribuição do “vale livro” proporciona às crianças a oportunidade de escolherem um exemplar de sua preferência, promovendo não apenas a leitura, mas também a autonomia e a valorização do conhecimento.

O relato do diretor sobre a empolgação dos estudantes ao escolherem os livros destaca o sucesso da abordagem adotada, unindo práticas sustentáveis e leitura.

As amigas Laura Rocha Boaventura, de 7 anos, que estuda na Escola de Educação Básica Municipal Maria Libânia Machado, e Isabelly Dordete da Rocha, de 05 anos, da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, escolheram o mesmo livro. Na capa um lindo e colorido unicórnio, isso já foi um dos motivos para que elas escolhessem o exemplar. Além disso, segundo elas estava dentro, a leitura e pintura. Laura disse que ama ler, e que prefere um livro do que o celular. “A preferência de Laura pela leitura em relação ao celular destaca a importância de promover alternativas saudáveis de entretenimento e aprendizado”, concluiu o diretor.

Teatro

Além dos projetos educacionais, o evento também contou com apresentações teatrais, sendo o espetáculo “A Lebre e a Tartaruga”, que foi produzido e apresentado por professoras do Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha. E ainda o musical “O Rato”, que foi encenado pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE). As roupas utilizadas nesta peça foram confeccionadas pelos estudantes que frequentam o AEE.