Maracajá realiza Pedágio de conscientização e combate à Dengue

Para fortalecer ainda mais as iniciativas de combate ao mosquito da dengue e incentivar a colaboração ativa da população, o Governo Municipal de Maracajá, por intermédio do Departamento de Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 22/11, um Pedágio Educativo de Combate à Dengue.

Durante o evento, foram implementadas ações que envolveram a abordagem de veículos e pedestres, com a entrega estratégica de panfletos contendo dicas e orientações essenciais sobre o mosquito da dengue e métodos de combate.

O Aedes Aegypti é transmissor não apenas do vírus da dengue, mas também da febre chikungunya, da febre amarela e do zika vírus. A proliferação da espécie está diretamente relacionada com a presença de água parada nos ambientes, pois estes locais servem como criadouros, permitindo que os ovos do mosquito se desenvolvam até a fase adulta, momento em que podem transmitir doenças caso estejam contaminados.

A diretora de Saúde, Michele Gonçalves, destaca a relevância dessas campanhas para conscientizar a população, especialmente em meio ao alerta causado pela proximidade do Verão e o aumento considerável das chuvas nos últimos meses. Ela ressalta que, com a contribuição ativa da população, é possível reduzir significativamente os riscos associados à proliferação do mosquito.

O prefeito Anibal Brambila enfatiza a importância do engajamento da comunidade e destaca a necessidade de cuidado com domicílios e terrenos. A comunicação direta com os moradores é essencial para garantir que compreendam a seriedade da situação e adotem práticas que contribuam para a redução dos criadouros.

DADOS

Em relação aos registros em Maracajá, neste ano foram identificados 06 focos do mosquito da dengue. A cidade conta com 39 armadilhas distribuídas pelos bairros, além de 16 instaladas em pontos estratégicos. Embora não haja registros no município, a diretora destaca a importância de a população adotar medidas preventivas, uma vez que focos do mosquito podem emergir a qualquer momento.

ORIENTAÇÃO

O Departamento de Saúde e o Setor de Combate a Endemias orientam que, ao identificar qualquer sintoma da doença, as pessoas busquem imediatamente a Unidade de Saúde. Sintomas como febre alta, dor de cabeça, tontura, dor muscular e nas articulações, náuseas e vômitos, sangramento no nariz e gengiva, dor abdominal, dor atrás dos olhos, fraqueza e manchas vermelhas na pele são indicadores importantes que requerem atenção médica urgente.