Veterinária da prefeitura de Maracajá orienta moradores sobre doenças do carrapato

A veterinária da Prefeitura de Maracajá está intensificando a conscientização sobre as doenças transmitidas por carrapatos, com o objetivo de reforçar as medidas de combate. Ela tem conduzido visitas educativas em diversas comunidades do município. Diante de relatos de infestações por alguns moradores, a médica veterinária, Lays Bueno, tem aumentado o monitoramento para identificar adequadamente o tipo de carrapato envolvido. Coletas in loco estão sendo feitas para uma identificação precisa, dado que há diversas espécies que podem gerar diferentes doenças, incluindo a febre maculosa.

A vigilância sanitária foi informada sobre os possíveis sintomas de contaminação, visando agilizar o diagnóstico e permitir um tratamento precoce e eficaz na população. Além disso, os moradores receberam orientações sobre a frequência adequada de limpeza e desinfecção das áreas mais propensas à contaminação, e foram fornecidos folhetos informativos para auxiliar no controle efetivo dessas pragas.

A diretora de Saúde, Michele Gonçalves, ressaltou que a febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela infectado por uma bactéria, comumente encontrado em cavalos e capivaras. Dado o perfil rural de nosso município, com muitas propriedades rurais, é essencial levar essas informações à população para a prevenção. Michele também enfatizou que Maracajá não tem registros de casos de febre maculosa.

Carrapatos

Os carrapatos são vetores de diversas doenças, incluindo a febre maculosa, podendo ter um impacto significativo na saúde humana, evoluindo para casos graves e até fatais, principalmente em populações mais vulneráveis, como crianças e idosos. São ectoparasitas obrigatórios de vertebrados, sendo mais comumente encontrados em equinos, bubalinos, bovinos, ovinos, cães e gatos. Para completar seu ciclo de vida complexo, necessitam de alimentação sanguínea, apresentando fases parasitárias e de vida livre. Cada estágio requer vários dias de fixação no hospedeiro e longos repastos sanguíneos.