Usina de Asfalto que atenderá Maracajá, Forquilhinha e Nova Veneza será inaugurada nesta sexta-feira

A Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC será inaugurada nesta sexta-feira, dia 15/09, às 15h, com a presença confirmada do Governador Jorginho Mello. Este empreendimento representou um investimento significativo de quase R$ 9 milhões e está localizado na Rodovia 476, no bairro São Gabriel, em Forquilhinha. Além de Forquilhinha, essa usina irá atender às cidades de Maracajá e Nova Veneza.

A Usina de Asfalto foi tornada possível graças ao Programa SC Mais Asfalto, implementado pelo governo do estado em 2021, e a parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC. O investimento total foi de R$ 8.753.850,17, sendo destinado principalmente para a aquisição de equipamentos essenciais, incluindo uma usina de asfalto quente (CAUQ) móvel, um silo para emulsão asfáltica, uma pá carregadeira sobre rodas e caminhões para espalhar, transportar pessoal e realizar pintura e sinalização.

O prefeito Anibal Brambila esteve visitando o local e enfatizou que a usina tem como objetivo reduzir os custos de asfaltamento de vias urbanas e rurais, melhorando as condições de tráfego e, como resultado, promovendo uma maior qualidade de vida e desenvolvimento na região. A capacidade de produção da usina é de 40 toneladas por hora, o que promete acelerar significativamente o processo de pavimentação asfáltica.

O governador Jorginho Mello confirmou sua presença na inauguração da usina de asfalto, o que demonstra o compromisso do governo do estado com o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura da região.

Treinamento

Para garantir que a usina esteja operando adequadamente, o maquinário já está sendo testado e os funcionários treinados.

Na tarde desta terça-feira, dia 12/09, foi realizado em Forquilhinha, o treinamento para a imprimação, que segundo o engenheiro responsável pela usina, João Pedro Rizzotto, consiste na aplicação de material asfáltico sobre a superfície da base concluída, antes da execução do revestimento asfáltico, objetivando conferir coesão superficial, impermeabilização e permitir condições de aderência entre esta e o revestimento a ser executado. “Também recebemos a visita do técnico da MARGUI, que realizou a calibragem da usina – calibração das balanças dos agregados, que junto ao Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), resulta no asfalto”, detalha.

Já nesta quarta-feira, dia 13/09, seguem os trabalhos, com a colocação do asfalto, utilizando a vibroacabadora e o rolo.

Espera-se que na próxima semana a usina já esteja em pleno funcionamento. “A Usina de Asfalto é um grande avanço para os municípios de Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá, pois possibilitará mais pavimentações, em tempo recorde, com um preço mais barato e qualidade”, finalizou o prefeito Anibal Brambila.