Maracajá fecha Outubro Rosa com ações voltados à saúde da mulher

A Campanha Outubro Rosa em Maracajá, promovida pelo Departamento Municipal de Saúde, encerrou com o Dia D realizado no último sábado, dia 28/10. O objetivo principal dessa ação foi a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero, visando atingir um maior número de mulheres. Para isso, o Centro Municipal de Atendimento à Saúde (CEMASAS) permaneceu aberto das 8h às 17h e ofereceu diversos serviços de saúde.

Os serviços oferecidos durante o Dia D incluíram testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, exames preventivos (papanicolau), exame clínico das mamas e encaminhamento para a realização de mamografias. Além disso, a diretora do Departamento de Saúde, Michele Gonçalves, compartilhou os resultados da ação, informando que foram realizados 35 exames preventivos, 20 testes rápidos, 14 vacinas diversas, 10 atendimentos odontológicos e 15 encaminhamentos para o exame de mamografia.

No entanto, a diretora Michele Gonçalves observou que, em comparação com a edição do ano anterior, os números deste ano ficaram aquém do esperado. Ela ressaltou a importância de realizar a ação no sábado para atender as mulheres que trabalham durante a semana, mas mesmo assim não foi possível alcançar o resultado desejado.

Michele enfatizou que, embora a campanha de Outubro Rosa tenha encerrado, a prevenção continua sendo crucial, e é essencial que as mulheres se conscientizem e mantenham em dia seus exames de rotina e de prevenção.

Além disso, ela destacou o engajamento da equipe de saúde na Campanha Outubro Rosa e no Dia D, ressaltando a importância de proporcionar um ambiente acolhedor para as mulheres que participaram do evento.