Saúde da mulher: Maracajá promove no sábado Dia D do Outubro Rosa

A Prefeitura de Maracajá, por meio do Departamento Municipal de Saúde, está promovendo o Dia D da Campanha Outubro Rosa para facilitar o atendimento das mulheres que não podem comparecer ao Centro Municipal de Atendimento à Saúde (CEMASAS) durante a semana, devido a compromissos de trabalho ou do cotidiano. O evento ocorrerá no sábado, dia 28 de outubro, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Durante o Dia D, várias ações e exames de saúde serão oferecidos gratuitamente, com foco na prevenção e diagnóstico precoce de doenças, especialmente o câncer de mama. Os serviços incluem: Testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Exame preventivo, Exame clínico das mamas e encaminhamento para realização de mamografias, para mulheres a partir de 40 anos.

Todos os exames são gratuitos, e salientando que o exame preventivo é indicado a todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual e para fazer não pode ter tido relações sexuais nas 24h que antecedem a consulta.

A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Michele Gonçalves, enfatiza a importância da prevenção e destaca que o câncer diagnosticado precocemente tem uma chance de cura de 95%. Portanto, é crucial que as mulheres busquem atendimento e realizem exames preventivos regularmente.

Além disso, como uma forma de incentivar a participação das mulheres nas atividades do Outubro Rosa, o Departamento de Saúde está realizando sorteios de brindes para as mulheres que já realizaram exames ao longo do ano e também no Dia D. Essa iniciativa visa sensibilizar as mulheres a procurarem atendimento médico e aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção.

A campanha Outubro Rosa tem como objetivo destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e a realização desses exames e ações de conscientização são fundamentais para salvar vidas.