Usina de Asfalto para atender Maracajá, Forquilhinha e Nova Veneza é inaugurada

Baratear o custo do asfalto para a pavimentação de vias urbanas e do interior, e proporcionar melhores condições de trafego e, como consequência, trazer mais qualidade de vida e desenvolvimento para a região. Com este objetivo, foi inaugurada na tarde da última sexta-feira, dia 15/09, a Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-AMREC), que atenderá os municípios de Maracajá, Forquilhinha e Nova Veneza. A sede está localizada às margens da rodovia municipal 476, no bairro São Gabriel em Forquilhinha.

O ato inaugural foi bastante prestigiado, com a presença de servidores dos municípios, secretariados, diretores, munícipes, deputados, e ainda com a presença do governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello.

Os prefeitos de Maracajá, Anibal Brambila, de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, e de Nova Veneza, Rogério Frigo, celebraram a parceria entres os municípios, enfatizando o crescimento que darão a partir de agora.

O prefeito Brambila lembrou que nada disso seria possível sem a união de esforços das prefeituras envolvidas e do governo do estado. E destacou ainda a diminuição nos custos que a usina vai trazer para os municípios. “Não tenho dúvida que vai ter uma boa economia. A cidade muda, por que quem que não quer um asfalto? Tira a poeira, favorece, valoriza aquela localidade”, disse.

A capacidade de produção da usina é de 40 toneladas por hora, o que promete acelerar significativamente o processo de pavimentação asfáltica.

Com a usina será possível dar mais agilidade à manutenção das vias públicas urbanas e rurais e reduzir os custos de asfaltamento.

“Nós queremos agradecer ao governador Jorginho Mello por essa parceria do Estado. O que vai fazer com que a gente consiga realizar pavimentação asfáltica trazendo qualidade de vida pra população. E essa usina vai fazer com que a gente consiga fazer mais com muito menos”, disse o prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves.

O prefeito de Nova Veneza Rogério Frigo também destacou a importância da usina para o desenvolvimento da região. “Isso vai colaborar muito no nosso trabalho no dia a dia. Vai conseguir agilizar as obras fazendo as coisas acontecerem mais rápido. E com várias utilidades: vamos conseguir pavimentar mais quilômetros de estrada dentro do nosso município. Vamos conseguir recuperar com mais facilidade também as nossas estradas da mesma forma”, concluiu.

Investimentos

O Consórcio recebeu investimentos do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Programa SC Mais Asfalto, que chega a quase R$ 9 milhões para aquisição de itens que compõem a usina.

O governador Jorginho Mello pontuou que a ação demonstra o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura da região. “É uma conquista dos prefeitos desses três municípios, liderado através do CIM, o consórcio. Vai resultar uma economia extraordinária, você vai poder reduzir à metade do custo do que custa uma empresa convencional para fazer um asfalto. Não tenho dúvida que os municípios envolvidos vão ser muito beneficiados. Vão ter condições de melhorar a trafegabilidade, a mobilidade. Todo mundo quer uma estradinha melhor, não quer buraco, não quer terra, não quer poeira. E os prefeitos estão de parabéns”.

O presidente do CIM-AMREC e prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Faveri, garante que o grupo segue buscando o desenvolvimento da Região Carbonífera e destacou a ajuda do governo estadual. “A parceria do governo do estado com os três municípios juntando a estrutura do consórcio faz com que esse investimento chegue à Forquilhinha e depois seja direcionado ao cidadão, que é a pessoa que precisa dos investimentos que serão feitos”, comentou.

Solicitação

A corte da Terceira Idade de Maracajá, a rainha Custódia, e as princesas Juventilha e Lilausia, juntamente com a primeira-dama, Claudete Brambila, realizaram a entrega de um pedido ao governador: um ônibus para os idosos, que participam das ações do SCFV Idosos. Jorginho Mello assinou o documento, se comprometendo em atender a solicitação. Também aproveitaram para convidá-lo para o ato inaugural, da reforma e ampliação do Centro de Convivência da Terceira Idade, que está marcado para o dia 29/09, às 18h.