Prefeitura de Maracajá oferece aulas gratuitas de hidroginásticas para idosos do SCFV

A iniciativa da Prefeitura de Maracajá em oferecer aulas gratuitas de hidroginástica para idosos através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é uma excelente maneira de promover a saúde e o bem-estar da população idosa. Este projeto, que teve origem em 2021 com a idealização da primeira-dama, Claudete Brambila, tem como principal objetivo proporcionar atividades físicas e de lazer para pessoas a partir de 60 anos, promovendo não apenas a melhoria da condição física, mas também a interação social e a qualidade de vida desses participantes.

Claudete Brambila expressou sua alegria com o retorno do projeto, destacando como ele traz felicidade e interação para as pessoas na melhor idade. O prefeito Anibal Brambila também enfatizou a importância das atividades voltadas para a terceira idade no município, ressaltando o compromisso da Administração em proporcionar saúde de qualidade e programas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Inscrições

As inscrições para as aulas de hidroginástica serão abertas a partir de 18 de setembro e encerradas em 22 de setembro, ou quando todas as 60 vagas disponíveis forem preenchidas. O projeto oferecerá aulas com duração de 45 minutos em diferentes horários durante o dia, permitindo que os participantes escolham o momento mais adequado para suas atividades. Além disso, dois profissionais de educação física estarão disponíveis para orientar e acompanhar os participantes durante as atividades. As aulas serão na NadMais Saúde Centro de Atividades Aquáticas, localizada no Centro de Maracajá.

Cronograma das aulas: Matutino a partir das 8h30min (Segunda e quarta-feira); vespertino a partir das 16h20min (terça e quinta-feira) e noturno a partir das 19h20min (terça e quinta-feira).

Para aqueles que desejam mais informações ou desejam se inscrever nas aulas de hidroginástica, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estará à disposição das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 3523-0318. O início das atividades está previsto para 25 de setembro.

Benefícios

Ana Mara Réus, educadora física, destacou a relevância fundamental da atividade física para a terceira idade e como ela contribui diretamente para um envelhecimento mais saudável e ativo. Ela ressaltou que, além de promover interação e convivência social, as aulas de hidroginástica são particularmente benéficas para a coordenação motora, a força muscular e o equilíbrio dos participantes, ao mesmo tempo que oferecem um impacto positivo nas articulações.

Para a assistente social, Suélen Zandonadi, que também tem colaborado com o retorno do projeto, as aulas gratuitas de hidroginástica é uma iniciativa valiosa que promove a saúde, o bem-estar e a interação social entre os idosos de Maracajá. “Esta ação reflete o compromisso da Prefeitura em atender às necessidades da população idosa e de contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida deles”, concluiu.