Prefeitura de Maracajá e Defesa Civil realizam ações de prevenção

As chuvas intensas que estão ocorrendo em Santa Catarina nesta primeira semana de outubro estão previstas para continuar durante o fim de semana. A Defesa Civil do Estado emitiu previsões alertando para a possibilidade de enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos de terra durante o período de sexta-feira a domingo.

Diante dessa previsão, na manhã desta quinta-feira, dia 05/10, a Prefeitura de Maracajá, por meio da Defesa Civil Municipal e do departamento de Serviços de Campo, Limpeza Urbana e Obras, tomou medidas preventivas para lidar com a situação. A intensificação das ações preventivas têm como objetivo minimizar os impactos das chuvas intensas e garantir a segurança da população e a preservação dos bens públicos e privados.

Essas ações incluíram limpeza de bueiros e sistemas de drenagem, monitoramento de áreas de risco, orientações à população sobre medidas de segurança em caso de eventos climáticos adversos. “É fundamental que os moradores estejam atentos às orientações da Defesa Civil e sigam as medidas de precaução para proteger suas famílias e propriedades durante esse período”, disse o prefeito Anibal Brambila.

A manutenção das comportas do rio é uma medida crucial para o gerenciamento eficaz das chuvas intensas. O coordenador da Defesa Civil na cidade, Cleber Darolt, destacou a importância dessas comportas para a proteção das áreas urbanas. Quando o Rio Mãe Luzia apresenta aumento de nível, as comportas desempenham um papel fundamental ao evitar que a água do rio retorne pela rede de drenagem e alague as ruas centrais do município.

Drenagem

A rua Elonir Silveira Nazário, localizada no bairro Vila Beatriz, recebeu melhorias em seu sistema de drenagem pluvial. Segundo o diretor de Obras, Evânio Macalossi, a pavimentação da rua foi realizada recentemente, mas o projeto original não incluía a parte de drenagem. Diante dessa situação, o prefeito identificou a necessidade de investir no local para resolver um problema crônico: em épocas de chuvas intensas, a rua costumava alagar, causando transtornos aos moradores.

Para solucionar essa questão e proporcionar um ambiente mais seguro e funcional, foram realizadas melhorias na drenagem pluvial ao longo de aproximadamente 75 metros da rua Elonir Silveira Nazário. Essas intervenções visam garantir que a água das chuvas seja adequadamente escoada, minimizando os impactos das precipitações e proporcionando mais qualidade de vida para a comunidade local. “Essas ações refletem o compromisso da administração municipal em atender às necessidades da população e melhorar a infraestrutura urbana, garantindo que as áreas estejam preparadas para enfrentar situações climáticas adversas, como chuvas intensas”, concluiu o prefeito Brambila.

Recomendações

As recomendações da Defesa Civil para a população permanecer em alerta entre a noite desta sexta-feira até domingo à noite indicam uma situação climática crítica e de risco. O domingo é apontado como o dia mais preocupante, pois é quando se espera que as águas provenientes do costão da serra desçam e atinjam o pico em seu volume, afetando o município.

A orientação da Coordenadoria Municipal é que a população fique em alerta, e não deixe para a última hora para chamar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193), em casos de alagamentos. Ou ainda, no 98827-0537, número da coordenadoria de Maracajá. “Estaremos em regime de plantão e preparados para atender aqueles que precisarem, inclusive com locais para abrigá-los, caso seja necessário”, enfatizou Cleber.