Prefeitura de Maracajá arrecada mais de R$ 300 mil em leilão público

A Administração Municipal de Maracajá promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 06/12, no Centro de Eventos dos Jerivás, anexo ao Parque Ecológico, o 5º leilão público da atual gestão, de 170 toneladas de materiais recicláveis, e ainda de bens inservíveis e veículos. O leilão aconteceu de forma presencial e on-line, proporcionando uma receita a Administração de R$ R$ 309.670,00.

O leilão foi conduzido de maneira híbrida, permitindo participação tanto presencial quanto online, o que ampliou o alcance e a competitividade. A presidente da comissão do leilão, Gisele Garcia Dal Pont, forneceu detalhes sobre o processo, destacando que, dos 40 lotes inicialmente programados, apenas um foi retirado e outro não recebeu lance, sendo uma cadeira odontológica. A participação ativa de 05 pessoas presencialmente e 23 online resultou em 07 arrematantes, provenientes de diversas cidades, como Rio de Janeiro, Laguna, Gravatal, Balneário Camboriú e Maracajá.

Gisele salientou que os compradores têm um prazo de 24 horas para efetuar o pagamento dos lotes adquiridos. A retirada do material adquirido pode ser feita a partir do dia 06/12, com um período de 20 dias estabelecido para essa finalidade. Os materiais recicláveis estão armazenados no Centro de Triagem, os veículos e motocicletas no CEMASAS, e os equipamentos na garagem de máquinas.

O prefeito Anibal Brambila expressou sua satisfação com o resultado do leilão, mesmo considerando que a expectativa inicial era vender um pouco mais. Ele destacou o montante arrecadado, mais de R$ 300 mil, como um ganho significativo que será revertido em melhorias para o município. Esse sucesso no leilão reflete a eficácia da gestão municipal em transformar ativos ociosos em recursos úteis para investimentos que beneficiarão a comunidade local.

Lixo se transforma em recursos

O prefeito Brambila reforça a relevância da participação da comunidade nesse processo, enfatizando que a correta separação em categorias como recicláveis, rejeitos e orgânicos facilita todo o ciclo de gerenciamento de resíduos.

O prefeito observa que, apesar dos avanços, ainda ocorre a mistura inadequada de resíduos, como restos de comida misturados ao lixo seco, resultando em contaminação e na perda da oportunidade de reciclagem. Ele faz um apelo à colaboração de cada indivíduo, incentivando a conscientização sobre a importância de realizar a separação correta, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável de Maracajá.

Brambila destaca o valioso papel desempenhado pelos coletores de lixo e pelos funcionários do Centro de Triagem. Ele reconhece o trabalho árduo desses profissionais, que lidam diretamente com todo o lixo descartado no município. Esses colaboradores desempenham funções cruciais, desde a separação adequada dos materiais até a enfardagem, cujos produtos são vendidos nos leilões. “As receitas geradas são então reinvestidas, seja no próprio local de trabalho dos coletores ou em outras necessidades prioritárias do município”, concluiu.