Departamento de Assistência e Bem-Estar Social de Maracajá participa da Cerimônia de divulgação dos projetos contemplados nos editais 01 e 02/2023 do FEI – Fundo Estadual do Idoso
Maracajá
A Administração Municipal de Maracajá por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social participou da Cerimônia de divulgação dos projetos contemplados nos editais 01 e 02/2023 do FEI – Fundo Estadual do Idoso, voltados à pessoa idosa. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e pelo Conselho Estadual do Idoso, marcou o repasse de R$ 40 milhões para projetos voltados aos idosos, para municípios de todo o estado de Santa Catarina.
A cerimônia aconteceu no dia 03 de julho, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, localizada no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. Entre as propostas contempladas estão as áreas da saúde, educação, cultura, esporte, e também de reformas e melhorias em espaços que atendem pessoas idosas.
O município de Maracajá foi representado na cerimônia pela diretora do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social, Suzana Rocha, pela primeira-dama Claudete Brambila, pela coordenadora dos Clubes de Mães e da Terceira Idade, Cida de Freitas e pela assistente social Suelen Monteiro Zandonadi.
Maracajá foi beneficiado com a proposta n° 30049, intitulada “PROMOÇÃO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E CULTURAL PARA OS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE MARACAJÁ-SC”, encaminhada por meio do Edital 02/2023, que foi selecionada para a formalização e celebração da parceria no valor pleiteado de R$ 756.500,00 (setecentos e cinquenta e seis mil e quinhentos reais) para a aquisição de um ônibus para o transporte dos idosos.
Seleção dos projetos
De acordo com a secretária, Maria Helena Zimmermann, as 250 propostas inscritas já foram avaliadas pelo Conselho Estadual do Idoso e as propostas selecionadas foram divulgadas no site da Secretaria. Agora, a equipe analisa toda a documentação para verificar se os contemplados seguem todas as exigências do edital.
“Ao todo, tivemos 250 propostas inscritas, assim, sendo 86 de órgãos governamentais e 164 de entidades da sociedade civil. Temos certeza de que esse número expressivo é o resultado de um grande esforço de toda a equipe da Secretaria, que deu todo o suporte para que todos se inscrevessem. Agora então, entramos na reta final, que é o resultado final e início dos pagamentos”, comenta Maria Helena.
Atualmente, 14% da população de Santa Catarina tem mais de 65 anos. Percentual que sobe para 15,56% quando consideramos pessoas com mais de 60 anos. “Precisamos encarar o envelhecimento dos catarinenses, e os editais do FEl são um complemento das políticas públicas”, finaliza Maria Helena.