Departamento de Educação promoveu a primeira reunião interdisciplinar de especialidades em prol da aprendizagem no município

 

Psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais participam da ação.

 

Maracajá

O Departamento de Educação e Cultura de Maracajá promoveu neste mês de maio, a primeira reunião com técnicos da rede, que possuem suas especialidades profissionais vinculadas aos Departamentos de Educação, Saúde e Assistência Social. O objetivo do encontro foi debater sobre os desafios encontrados pelos professores e técnicos da rede e o modo de efetivamente dar suporte integrado aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.

A Diretora de Educação e Cultura do Município, Rosilaine Marcelino Magagnin, juntamente com Cleiane Pereira de Souza, Técnica Pedagógica do Departamento, tiveram a iniciativa e foram as precursoras da ideia, que visa dar uma rede de apoio aqueles alunos que demonstram algum tipo necessidade suplementar.

Neste primeiro encontro, participaram assistentes sociais e psicólogos dos Departamentos de Saúde, Educação e Assistência Social, e também fonoaudiólogo do Departamento de Educação. Com a junção de conhecimentos, o projeto tende a crescer e se consolidar, dando melhores condições de atendimento e suporte aos alunos.

Com o propósito de fazer o alinhamento no fluxo de atendimento dos alunos que possuam alguma dificuldade de aprendizagem, as solicitações que surgirem em sala de aula, deverão ir para o setor de atendimento integrado de especialidades das escolas. O trabalho realizado de forma conjunta construirá esse laço de atendimento e apoio às crianças e adolescentes que estudam nas escolas municipais. Na rede de apoio, estarão fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, que irão analisar cada caso e se necessário, será dado encaminhamento para outros especialistas.

Rosilaine explica que as escolas municipais de Maracajá estão equipadas com uma ótima estrutura física e pedagógica. “Investimos na qualificação dos professores através de formações pedagógicas, nossos alunos receberam uniforme, mochila e material escolar, temos um elevado índice de rendimento escolar, tudo contribui para a melhor formação dos estudantes. Mas, faltava essa comunicação entre as áreas de apoio, como psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, trabalhando juntos e atendendo os alunos que necessitavam. A ideia é essa, vamos colocar esse projeto em prática e iniciar o atendimento interdisciplinar”, enfatizou.

A Diretora de Educação esclarece ainda, que o intuito do Departamento de Educação é que a reunião aconteça mensalmente, e na medida que as ações forem se estruturando, será convidado também o Conselho Tutelar, dependendo da pauta e quando houver a necessidade, criando cada vez mais e de forma efetiva, a rede de proteção e apoio às crianças e adolescentes.