CRAS de Maracajá realiza ação do Setembro Amarelo com seus usuários

Uma ação do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Departamento Municipal de Assistência e Bem-Estar Social de Maracajá, alertou para a importância do Setembro Amarelo, como prevenção ao suicídio.

Diante da importância e relevância do tema, a equipe técnica do CRAS composta pela assistente social Inaiá de Oliveira da Rosa e a psicóloga Viviani da Silva Lima Da Rolt realizou orientações para as famílias acompanhadas nos serviços e programas socioassistenciais.

A ação aconteceu durante a quinta-feira, dia 29/09, onde a equipe abordou o tema com leveza e clareza, falando sobre a valorização a vida e prevenção ao suicídio. “O objetivo da ação é promover uma reflexão sobre este tema que ainda está envolto a muitos tabus, mas que precisa ser debatido, pois as pessoas precisam saber identificar os sintomas de depressão e ansiedade. Assim conseguimos evitar a perda de mais vidas”, disse Inaiá.

Ela salienta a importância do CRAS em trazer este assunto para o dia a dia das famílias assistidas pelos programas. “É necessário que o suicídio também seja tratado nos departamentos de proteção básica como o CRAS. E a nossa abordagem foi muito interessante, superou as expectativas, pois os usuários foram bastante participativos, onde relataram algumas experiências familiares e de seus convívios. Além disso, nos parabenizaram pela ação, pois para eles o tema suicídio deve sim ser abordado, inclusive em salas de aulas, onde tem um público adolescente”, relatou a assistente social.

O Cras

O Cras oferta serviços de assistência social e busca promover a emancipação, autonomia, protagonismo, cidadania e a qualidade de vida das famílias atendidas.

Ele tem como objetivos informar e orientar sobre os direitos sociais, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promover a emancipação e desenvolvimento da autonomia das famílias usuárias e prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades.