Lixo eletrônico tem destino correto em Maracajá

O município de Maracajá é um dos parceiros do programa “Penso Logo Destino”, idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), que tem como objetivo principal conscientizar a população para o descarte correto de materiais recicláveis. Na terça-feira, dia 27/09, a primeira remessa de lixo eletrônico recolhido em Maracajá nos últimos dois meses foi enviada para o descarte correto.

O recolhimento aconteceu no Centro de Triagem e Valorização de Resíduos Sólidos Acendino José Capela, e foi acompanhando pela bióloga e coordenadora do programa, Gisele Dal Pont, pela secretária de Administração, Rejane Pereira, pelo colaborador Cleber Da Rolt. E ainda pelo coordenador estadual do Programa, Cícero Brasil, o gerente Regional do IMA, Marcos Fravo, e a coordenadora regional, Francine Menegali.

Segundo a coordenadora do programa, Gisele Dal Pont, o material recolhido rendeu 6 bags cheias, entre os produtos estavam monitores, televisões, secador de cabelo, aspirador de pó, ventiladores, ferros de passar, modem, teclados, CPUs, celulares, baterias, controles, aquecedores, chuveiros, ar condicionados, entre outros itens. “Todos os materiais recolhidos na coleta seletiva são separados e os recicláveis são vendidos em leilões públicos. O material eletrônico a partir da adesão do município, passa agora a ter a destinação correta, pois vale ressaltar que muitos itens, que também inclui pilhas e baterias são bem prejudiciais ao meio ambiente”, detalha.

Conforme o coordenador estadual do programa, Cícero Brasil, o recolhimento aconteceu em quatro cidades, iniciando por Santa Rosa do Sul, Ermo, Maracajá e finalizando em Nova Veneza. A estimativa é que foram recolhidas 2 toneladas de materiais eletrônicos. “Todo o material é encaminhado para uma empresa para Palhoça, onde é feita a triagem e encaminhado para a São Paulo recicladora”, relata.

Cícero explicou que a diferença da logística reversa para uma coleta seletiva, é que ela tem contaminantes altamente poluentes, que são os metais pesados, que causam danos não só ambientais, mas também de saúde pública.

A ideia da coordenação é realizar a coleta a cada seis meses. “Queremos otimizar a logística, e também oportunizar os municípios a coletar um número significativo de materiais. Mas, se houver necessidade, caso algum município tenha material poluente, antecipamos a coleta”, explicou Cícero.

Programa

O Programa Penso, Logo Destino foi lançado pelo Governo do Estado por meio Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para conscientizar a sociedade sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. A ação integra a participação das administrações municipais, órgãos do governo, entidades gestoras, comerciantes e população em geral, demonstrando a consolidação da Logística Reversa no estado.

O coordenador estadual do programa, Cícero Brasil, lembra que o sucesso do Programa está nos municípios. “É preciso que sejam feitas campanhas de conscientização, mostrando para a comunidade a importância do descarte correto dos materiais, não só os recicláveis, mas também aqueles poluentes (pilhas, baterias e eletrônicos).