Espetáculo “IR e VIR: CIDADÃO VIGILANTE” foi apresentado aos alunos da rede municipal de maracajá
Maracajá
A Administração Municipal de Maracajá e o Departamento de Educação e Cultura do município, receberam na terça-feira, 25 de junho, a visita do projeto Caminhos em Cena, uma parceria entre a Companhia de Teatro Parafernália e o Instituto CCR.
Com o espetáculo “Ir e Vir: Cidadãos Vigilantes”, a iniciativa explora temas importantes relacionados à mobilidade urbana. A peça teatral, é uma experiência única e transformadora que busca ampliar a conscientização e inspirar mudanças positivas na comunidade. O Grupo CCR percorre 87 cidades, em cinco estados do Brasil, com a apresentação deste projeto teatral e educativo, atingindo aproximadamente 30 mil participantes.
Voltado para crianças entre 6 e 12 anos, a peça “Cidadão Vigilante”, da Companhia de Teatro Parafernália, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR ViaCosteira, chegou ao sul de Santa Catarina com várias apresentações.
Com acesso gratuito e classificação livre, o espetáculo foi apresentado em Maracajá, com o apoio do Departamento de Educação e Cultura do município, no salão principal do Parque Ecológico de Maracajá, em duas sessões, no período matutino às 10h00 e no vespertino às 14h00. O espetáculo foi direcionado às escolas da rede municipal de ensino, aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, das Escolas E.B.M. 12 de Maio, do bairro Centro, Extensão E.E.B.M. 12 de Maio – Unidade 2, do bairro Vila Beatriz, E.E.B.M. Maria Libânia Machado, da localidade de Encruzo do Barro Vermelho e E.E.B.M Eulália Oliveira de Bem da comunidade de Espigão Grande.
A peça com duração de 40 minutos, por meio de uma linguagem simples, busca se aproximar do universo das crianças. “Elas vão aprender enquanto brincam com os personagens”, explica o coordenador do projeto Caminhos em Cena, João Paulo Vital.
Também foram distribuídas cartilhas educativas contendo jogos, brincadeiras e informações sobre Educação no Trânsito, Inclusão Social e Mobilidade Urbana, além de um adesivo. O projeto Caminhos em Cena atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Departamento de Educação e Cultura do município organizou a acolhida dos alunos e da companhia teatral, preparou o espaço para que o evento acontecesse da melhor forma e com todas as condições de segurança. No período da manhã, 271 alunos assistiram ao teatro, e no período da tarde mais 337, totalizando 608 estudantes que tiveram acesso ao conteúdo, de forma lúdica, mas com informação e conhecimento.
Além de toda a equipe do departamento, esteve presente no evento, a primeira-dama de Maracajá, Claudete Rocha Brambila, além dos estudantes, professores e diretoras das escolas. “O município de Maracajá recebe o Projeto da CCR Via Costeira com muita alegria, pois a peça de teatro traz conhecimento e entretenimento para nossas crianças”, enfatiza a primeira-dama.
A diretora de Educação Rosilaine Marcelino Magagnin também elogiou o Projeto “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, e a Companhia de Teatro Parafernália, que escolheram a cidade de Maracajá para presentear os alunos com a peça de teatro. “De forma lúdica, a peça teatral trouxe conhecimento e educação sobre mobilidade e sustentabilidade”, detalhou.