NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Departamento Municipal de Esportes – DME, vem por meio desta, esclarecer os fatos ocorridos durante o jogo do campeonato Taça Gustavo Prudêncio, no dia 25/10/2024, entre as equipes Mec/Profut x Espigão Grande, no Centro Esportivo Antônio da Rocha.
Primeiramente, cumpre esclarecer, que este é o primeiro pronunciamento do DME.
Até o momento não foi feita nenhuma manifestação ou emissão de nota oficial em rede social sobre o que aconteceu, ou sobre a decisão de punição de atletas.
Cabe destacar, que antes de iniciar o campeonato, ficou estipulado que os presidentes das equipes teriam o poder de decisão, e em votação democrática estes decidiram como seriam as regras e a forma de disputa do campeonato.
Assim, em razão da confusão ocorrida entre os times, o DME convocou uma reunião com os presidentes das equipes que não estavam envolvidas no tumulto do dia 25/10/2024, para que estes decidissem, por maioria de votos, sobre o evento ocorrido, de modo que o DME não opinou na tomada de decisão.
Nessa reunião, o primeiro assunto foi definir a situação das duas equipes Mec/Profut e Espigão Grande na competição com relação à confusão. Os presidentes das equipes assistiram os vídeos do fato, foi lida a súmula daquele jogo e as penalidades que continham no regulamento, e foi colocado em votação. Por unanimidade, os presidentes dos times decidiram pela eliminação das duas equipes, Mec/Profut e Espigão Grande, da competição.
O segundo ponto discutido entre os presidentes das equipes foi o assunto sobre a punição dos times envolvidos na confusão, e, os presidentes, por unanimidade, votaram por aplicar a punição de dois anos de suspensão aos atletas, à comissão técnica e aos diretores das duas equipes Mec/Profut e Espigão Grande. Durante essa votação uma minoria comentou que seria uma punição pesada, mas optaram por seguir o regulamento.
O terceiro assunto foi verificar a situação da final do campeonato, e por 5 x 1, os presidentes dos times decidiram por declarar campeão o time da Vila Beatriz, pois o time ganhou a outra partida da semifinal, assim foi classificado para a final, e com a eliminação das outras equipes, o time da Vila Beatriz foi declarado Campeão do Campeonato de Futsal Taça Gustavo Prudêncio.
Conforme o exposto, o DME esclarece que em nenhum momento se posicionou das penalidades aplicadas pelos presidentes dos times.
Com isso, o DME analisará o ocorrido, a fim de apurar os fatos e os causadores do tumulto para uma correta aplicação da penalidade de suspensão.