Educação de Maracajá participa de Seminário sobre Autismo em Salete
A participação da Educação de Maracajá no Seminário Regional Intersetorial sobre Autismo, no município de Salete, demonstra um comprometimento com a compreensão e a promoção de melhores práticas em relação ao autismo. O evento, promovido pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), reuniu profissionais de diversas áreas, como educação, saúde, assistência social e entidades dedicadas à pessoa com deficiência, para discutir os diversos aspectos da vida das pessoas com autismo.
Participaram do Seminário que teve a temática: Autismo nos Diferentes Contextos da Vida”, o diretor do Departamento de Educação e Cultura de Maracajá, Daniel de Souza, a diretora da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, Aline Mello Rosso, e a diretora da Escola de Educação Básica Municipal Eulália Oliveira de Bem, Fernanda Martinello.
O destaque dado pelo diretor de Educação à relevância do tema demonstra o reconhecimento da importância de estar atualizado e bem informado sobre o autismo para poder oferecer um atendimento mais qualificado aos estudantes com essa condição. “A troca de experiências e reflexões promovidas pelo seminário enriqueceu a nossa equipe e contribuiu para uma maior compreensão das necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas com autismo e suas famílias”, disse Daniel.
Além disso, o compromisso de compartilhar o conhecimento adquirido com os colegas evidencia a intenção de disseminar boas práticas e informações relevantes para um público mais amplo, contribuindo para uma maior conscientização e sensibilização em relação ao autismo na comunidade educacional e na sociedade em geral.
Temas
O Painel 1 teve a abordagem: “Autismo e Educação: reflexões importantes sobre a vida cotidiana”. O Painel 2 trouxe a inclusão da pessoa com TEA na vida adulta e no mundo do trabalho, buscando discutir estratégias para a inserção profissional de indivíduos e o desenvolvimento de habilidades específicas.
No Painel 3, o foco foi o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Especialistas jurídicos e representantes de entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência discutiram as garantias legais e as políticas de inclusão existentes.
O Painel 4 detalhou a importância do apoio da família e visão da saúde no desenvolvimento da pessoa com TEA. Por fim, o Painel 5 abordou as políticas públicas intersetoriais abordadas para o autismo.