Recesso escolar acaba e 1400 alunos retornam às aulas em Maracajá

Os 1400 estudantes da rede municipal de ensino de Maracajá retornaram às atividades nesta segunda-feira, dia 31/07, após uma semana de recesso escolar. Segundo o diretor do Departamento de Educação e Cultura, Daniel de Souza, o retorno foi considerado tranquilo e sem imprevistos.

Durante o período de recesso escolar, a Administração Municipal realizou a dedetização, limpeza nas caixas d’água, reparos e manutenção dos espaços. O Departamento aproveitou também para planejar as atividades do próximo semestre, além de promover capacitações aos profissionais da educação.

Segundo o diretor Daniel de Souza, as escolas 12 de Maio, Eulália Oliveira de Bem, Mª Libânia Machado e o Centro de Educação Margareth Maria Tomasi Rocha organizaram reuniões pedagógicas. “Cada unidade fez a sua, tratando as demandas específicas e alinhando o planejamento do segundo semestre letivo”, disse.

O departamento organizou uma capacitação sobre primeiros socorros. Onde o Bombeiro Instrutor Silvano Alexandre repassou conteúdos relacionados a atendimentos de desmaios, convulsões, desengasgo e acidentes diversos. “O objetivo do curso foi preparar e capacitar os profissionais da educação para agir de forma correta em situações de emergência no ambiente escolar. Prestando os cuidados imediatos necessários evitando o agravamento do estado de saúde da vítima até a chegada de assistência médica profissional”, detalha o diretor.

A capacitação foi realizada em três grupos, para facilitar as atividades práticas. Participaram do curso toda a equipe das escolas, professores, auxiliares de ensino e demais profissionais.

Retorno

Os alunos da Escola de Educação Básica Municipal Maria Libânia Machado ao retornarem às aulas já tiveram uma missão: fazer a colheita da horta. A ação faz parte do Projeto “Educação Ambiental em Ação: No Caminho da Sustentabilidade”, que visa conscientizar os estudantes da importância da preservação do meio ambiente.

Na Escola Eulália Oliveira de Bem, visando minimizar o impacto ambiental, os estudantes foram presenteados com um copo reutilizável. O objetivo da escola é utilizar o mínimo de copos e outros utensílios de plástico ou outros materiais descartáveis.