Maracajá deve voltar a contar com o programa de Educação para Jovens e Adultos – EJA.
Segundo a primeira-dama Claudete Brambila, muitas pessoas tem feito esse pedido. “Eu venho já a algum tempo tentando viabilizar esse projeto, principalmente para os adultos, que não tiveram oportunidade de acesso à educação na idade escolar, afirma a primeira-dama.
Ainda conforme ela, passou a ideia para a Diretora do Departamento de Educação e Cultura Rosilane Marcelino Magagnin e a chefe de divisão de ensino, Odécia da Souza, que prontamente levaram o projeto até o prefeito Anibal Brambila. “Passei a ideia para a Rosilane e a Odécia, que em uma reunião com o prefeito, também se mostrou favorável ao projeto. Agora vamos precisar fazer um levantamento para saber a quantidade de pessoas teriam interesse, para assim formarmos uma ou mais turmas”, revela Claudete.
O programa de Educação para Jovens e Adultos – EJA, já existiu em anos anteriores. “Vamos tentar reativar, pois muitas pessoas nos procuram pedindo uma oportunidade para voltar a estudar. Tenho conversado com pessoas que tem vontade de aprender a ler escrever, pessoas que não sabem escrever seu próprio nome. Tenho certeza que essa também é uma forma de prazer e de felicidade”, conclui a primeira-dama.
A Diretora do Departamento de Educação e Cultura Rosilane Marcelino Magagnin, acredita que haverá demanda para mais de uma turma.
“Estamos confiantes que vamos dar início ao projeto em breve e poder alfabetizar o maior número de jovens e adultos possíveis. O EJA funcionou no município entre 2002 e 2008 e sempre tivemos muita procura, e poder retomar novamente é uma grande conquista”, relatou Rosilane.
Levantamento de Demanda
Neste primeiro momento do departamento de Educação está fazendo o levantamento de pessoas interessadas.
Conforme a Diretora do Departamento de Educação e Cultura Rosilane Marcelino Magagnin, o EJA deverá funcionar na Vila Beatriz.
“Vamos precisar que as pessoas que tenham interesse em participar, nos procure para que possamos saber a demanda e assim formar as turmas. Nossa intenção é tentar formar turmas durante o dia e a noite, caso exista demanda”, conta a diretora de educação.
Quem pode se inscrever
A idade mínima para cadastro dos interessados em frequentar o Ensino Fundamental é de 15 anos.
Como se inscrever
Os interessados em vagas para os Anos Iniciais – 1º a 5º anos e Finais – 6º a 9º anos do Ensino Fundamental devem realizar o cadastro na sede do Departamento de Educação e Cultura, localizado na Avenida Getúlio Vargas nº 530, Centro, entre os dias 04/02 e 28/02, das 8h às 17h.
Documentos necessários
- CPF e RG;
- Certidão de Nascimento ou casamento;
- Comprovante de escolaridade;
- Comprovante de residência.
Local das aulas
Se o número de interessados for suficiente para a abertura de turmas, as aulas acontecerão no período diurno e noturno na Escola de Educação Básica Municipal Eufrázio Avelino Rocha.
Informações de contato
Em caso de dúvidas, as pessoas podem entrar em contato com o Departamento de Educação e Cultura pelo telefone 48 35230382 ou pelo e-mail educacao@maracaja.sc.gov.br.