Maracajá recebe nesta sexta o lançamento do Plano de Desenvolvimento
Maracajá será o 13º município a receber o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico. O evento ocorre nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 19h30min, no Centro Comunitário da Vila Beatriz. “Estamos vivendo o melhor momento em que convocamos os gestores a repensar o futuro das cidades. A nossa Universidade Comunitária está aqui para apoiar o desenvolvimento de cada uma. Entendemos que a metodologia utilizada valoriza a participação popular e vamos levar o que há de melhor.
Os desafios serão as grandes oportunidades de projetos futuros”, destaca a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes.
Conforme o prefeito de Maracajá, Aníbal Brambila, o empenho da comunidade estará entre os diferenciais da parceria com a Unesc, com o Sebrae/SC e com a Amesc. “A participação de toda a população é muito importante”, comenta.
Workshop
Após o lançamento, no dia 1º de julho, às 14h, a cidade recebe o workshop, oportunidade para todos projetarem como querem Maracajá para os próximos dez anos e apresentar as suas ideias para que os objetivos planejados sejam alcançados. Os moradores vão poder participar por meio de um site, que será disponibilizado posteriormente.
O prefeito Anibal Brambila lembra que a participação da comunidade é muito importante em todo o processo, desde o lançamento do Plano de Desenvolvimento até os workshops. “Estamos projetando nosso município para os próximos 10 anos, com isso a importância das pessoas opinarem, sugerirem e debaterem o que precisamos melhorar e investir, para termos uma cidade economicamente ativa e desenvolvida”, disse.
Com uma população de quase 7 mil habitantes, sendo que 40% residem no meio rural e 60% no perímetro urbano. Maracajá destaca-se pelo desenvolvimento agrícola e industrial. As culturas que prevalecem são o arroz e o fumo. Além das fábricas de confecção de roupas, a cerâmica e o comércio também se destacam, por isso é importante planejar. “Maracajá tem grande potencial, estamos localizados próximos à BR-101, onde é bastante propício para a instalação de novas empresas, devido à facilidade de escoamento agrícola e industrial. É importante termos um plano municipal para colocar Maracajá na rota do desenvolvimento”, concluiu.