Ato Cívico de amor à Pátria marca o 7 de setembro em Maracajá

Após dois anos suspenso devido à pandemia, o retorno do Desfile Cívico do município de Maracajá, foi marcado por um show de dedicação e patriotismo dos estudantes e das escolas, entidades, militares e grande participação da população na grande festa de comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.

Organizados, os 16 pelotões se concentraram em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Era um pouco depois das 9h, quando a Fanfarra Municipal Maracajá, composta por estudantes da rede municipal de ensino, sob a regência do professor Paulo Ferreira, o primeiro pelotão a entrar na Avenida Getúlio Vargas foi a Polícia Militar Ambiental, além dos policiais, um veículo da Polícia Militar e um da Ambiental acompanharam o desfile.

A cada passagem dos pelotões, o público, assim como as autoridades, que estavam no palanque oficial, em frente à prefeitura, encantados com a organização, com as crianças, com os idosos, aplaudiram entusiasmados.

O prefeito Anibal Brambila lembrou da importância de comemorar o Dia da Independência. “O dia 7 de Setembro é muito importante para todos nós brasileiros. Uma data que deve ser sempre lembrada, festejada e respeitada, pois lá atrás alguém lutou para que tivéssemos um país livre e democrático”, disse.

Brambila lembrou ainda que o patriotismo também deve acontecer no município. “Vamos cuidar do nosso País, do nosso Estado e do nosso Maracajá. Que o nosso amor a esta cidade não seja só de palavras, mas em atitudes. Maracajaenses natos, de coração ou de adoção, que todos nós sejamos gratos por vivermos num município pujante e num país chamado Brasil, que acolhe e que leva ao pé da letra o nosso hino nacional: Verás que um filho teu não foge à luta”, citou.

Organizado pelo Departamento Municipal de Educação e Cultura, o diretor Daniel de Souza aproveitou para agradecer a todos que participaram do ato. “Foi um lindo desfile, que mostra a organização e empenho de todos. Agradecemos as escolas, entidades e grupos envolvidos neste ato, além de toda equipe envolvida na organização, as autoridades e o público que prestigiou”, comentou.

Exemplo

Os idosos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) deram exemplo a todos. Puxando o pelotão, trazendo a faixa, estava dona Custódia, de 86 anos. Sorridente, ela relatou que estava muito feliz em participar do ato cívico, ainda mais representando a Terceira Idade.

Participação de escolas, entidades e grupos

O ato cívico iniciou com o Pelotão da Polícia Ambiental, seguido da Rainha e Princesas da 29ª Festa do Colono, mascote Maraquinha, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha, Escola de Educação Básica Municipal Maria Libânia Machado, Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, Escola de Educação Básica Municipal Eulália Oliveira de Bem, Escola Estadual Eufrázio Avelino Rocha, Escola Estadual Manoel Gomes Baltazar, Departamento de Assistência Social (Idosos e Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Clube de Mães, Departamento de Esportes (Escolinha de Futebol e Projeto Anjos do Futsal), Departamento de Saúde, Amigos do Dado, Escola de Música Ermínio de Souza e fechando o desfile os Cavaleiros (Cabanha Dom Elfrazio, Cancha de laço do Lu e Piquete Herança do Vô Rocha).

Autoridades

No palanque das autoridades estavam o prefeito Anibal Brambila, a primeira-dama, Claudete Rocha Brambila, o vice-prefeito, Volnei Rocha, e a segunda-dama, Lana Gabriel Rocha, a secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira. O diretor de Educação e Cultura, Daniel de Souza, o presidente do legislativo, Rodrigo Xavier da Silva, os vereadores Alex Cichella, Edilane Rocha Nicoleite, Rosilane Dassoler, João Rocha, Matias Jose Matias, Valmir Manoel Martins e Valmir Carradore. E ainda a 2° Sargento PM Roberta Rocha Inácio Matos, representando o Comandante da 3ª Companhia do 1° Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o Capitão PM Elton Roussenq Garcia, o 2° Sargento Igor Pimentel e o agente da Polícia Civil, e responsável pela delegacia de Maracajá, Alexsandro Gouvêa Pereira.

Vacinação

O Departamento de Saúde de Maracajá armou uma tenda em frente à prefeitura para a realização da vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). Segundo a diretora Michele Constantino Gonçalves, o objetivo da ação foi oportunizar os pais que não tem tempo para irem durante a semana ao Cemasas.

A servidora pública, Michele Fernandes, aproveitou a oportunidade para vacinar o filho José Osvaldo, de 2 anos e 06 meses. “Devido ao trabalho, durante a semana fica inviável, então aproveitei para prestigiar o desfile e realizar a vacina. O departamento de Saúde está de parabéns pela ação, ampliando horários de vacinação”, relatou.