Escola de Maracajá utiliza horta escolar como ferramenta pedagógica

Com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação de recursos ambientais para a produção sustentável de alimentos, a Escola de Educação Básica Municipal Maria Libânia Machado, de Maracajá, iniciou na última semana o plantio da horta escolar, projeto que será desenvolvido ao longo do ano em parceria com a EPAGRI, Criativa Têxtil e Administração Municipal.

 

Para a diretora da escola, Rosilane Marcelino Magagnin, as ações referentes ao projeto, irão impactar diretamente no cotidiano dos alunos, estimulando o cultivo de hortaliças em seus lares, colaborando assim para uma educação ambiental que promova a sustentabilidade. “A horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas”, disse.

 

O engenheiro agrônomo Ricardo Sant’ana Martins, da EPAGRI, será um dos parceiros do projeto. Com a parceria, segundo a diretora, será possível uma assistência especializada e uma colheita adequada. “Os alunos aprendem sobre o plantio, controle de doenças e escolha das plantas, sem dúvidas com a presença de um profissional os alunos e todos nós vamos garantir ainda mais conhecimento”, relatou a diretora.

 

A primeira-dama de Maracajá, Claudete Rocha Brambilla, fez questão de participar do plantio com os alunos, destacando ser um espaço de integração e troca de saberes. “Parabenizo a direção e professores pela iniciativa, pois é um projeto que além de integrar, também estimula hábitos alimentares saudáveis, e ainda contribui com a aprendizagem escolar”, comentou.

 

A diretora agradece aos parceiros e sua equipe de profissionais, em especial a técnica pedagógica Estela Pedroso, que contribuíram para que este projeto saísse do papel.