Maracajá presente no Simpósio de Educação e Encontro dos Promotores de Justiça da Educação
Com o objetivo de discutir grandes temas da área educacional, numa parceria do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, a Assembleia Legislativa sediou, nos dias 9 a 11, o 4º Simpósio Nacional de Educação (Sined) e o 3º Encontro Nacional dos Promotores e Promotoras de Justiça da Educação. Maracajá esteve participando, nos dias 9 a 11 de agosto, o Diretor de departamento da Educação, Daniel de Souza, a presidente do Conselho Municipal de Educação e diretora Rosilane Marcelino Magagnin e a diretora e também conselheira da educação, Aline Mello Rosso.
Os encontros foram destinados a membros e técnicos dos Tribunais de Contas e Ministério Público, gestores estaduais e municipais da educação, integrantes dos conselhos da área da educação, profissionais e pesquisadores.
O Sined é um evento consolidado no calendário dos Tribunais de Contas e tem por objetivo integrar agentes de controle, gestores e pesquisadores da área da educação, a fim de buscar soluções conjuntas para os principais desafios da política educacional. Os painéis foram organizados de forma a mesclar diferentes perfis e visões, o que enriqueceu o debate e a atuação do controle, tornando-o mais dialógico e responsivo às demandas da educação.
A comitiva de Maracajá avaliou positivamente a participação no evento. “Foram três dias de muito aprendizado, onde estivemos no centro dos principais debates acerca da Educação. E também nos motiva, abrindo novas perspectivas e possibilidades para o nosso município”, disse o diretor de Educação de Maracajá.
Palestras
– Regime de colaboração e garantia de qualidade na educação: possibilidades e desafios;
– Educação e desigualdade no Brasil;
Painéis
– Acesso à escola, recuperação de aprendizagem e estratégias de gestão;
– Educação e intersetorialidade de políticas públicas;
– O controle social na educação: experiências nacionais e internacionais;
– Formação docente e avaliação de resultados na educação;
– Planejamento, alocação de recursos e uso de dados na política de educação;
– Acesso à educação infantil, financiamento e padrão de qualidade;
– Aspectos controvertidos do Fundeb;
– Perspectivas para a valorização dos profissionais da educação.