Em Maracajá, Delegacia de Polícia volta a emitir carteiras de identidade, mas por agendamento
Os moradores de Maracajá podem voltar a agendar atendimento para confecção de Carteira de Identidade (RG), na Delegacia de Polícia, na rua José Zilli, nº 113, no Centro. O serviço estava indisponível no município desde outubro do ano passado, quando aconteceu a dispensa dos estagiários, com isso passou a ser feito em Araranguá.
Sabendo que é um serviço de utilidade pública, a Administração Municipal de Maracajá, cedeu um funcionário para fazer o trabalho. Junior Machado passa a responder pelo setor de Identidade da Polícia Científica de Santa Catarina.
O agendamento deve ser feito pela internet, no endereço: http://agendamento.igp.sc.gov.br. No site, o cidadão pode escolher o dia e horário para comparecer na delegacia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Após o requerimento, em um prazo de 15 dias o documento pode ser retirado na delegacia pelo requerente, quando menor de idade, pelo responsável.
Documento unificado
Para aqueles que requerem a primeira via do Documento de Identidade não há cobrança. Já para a emissão da 2ª via, é cobrado uma taxa de R$ 44,79. O RG emitido pelo estado permite a inclusão de outros documentos e informações, como o número da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), carteira de trabalho, título de eleitor, PIS/Pasep, Cartão do SUS, certificado militar e informações de saúde (tipo sanguíneo, por exemplo, tem que apresentar exame laboratorial).
Documentos necessários
Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada em cartório), CPF e Certidão de casamento com CPF (apenas para quem é casado, separado, divorciado ou viúvo), sendo que a foto é realizada no momento da solicitação. Para bebês e crianças com menos de 3 anos devem levar certidão de nascimento original e uma cópia simples dela, além de uma foto 3×4 impressa.
Dúvidas, no horário de atendimento e sobre o agendamento, podem ser sanadas pelo telefone 3529-0122.