Palestra sobre o autismo reúne cerca de 200 pessoas em Maracajá

Na noite de segunda-feira, 28/08, aproximadamente 200 pessoas se reuniram no Centro de Eventos dos Jerivás, anexo ao Parque Ecológico Municipal de Maracajá, para participar da palestra intitulada “Muito prazer, eu sou autista”, ministrada por Marcos Petry.

Petry é um Youtuber, escritor, palestrante, e músico comprometido com a conscientização sobre o autismo e suas potencialidades. Ele percorre o Brasil participando de congressos e realizando palestras com o objetivo de aumentar a compreensão em relação ao autismo. Além disso, ele compartilha informações relevantes em seu canal no YouTube chamado “Diário de um Autista”, que possui mais de 100 mil inscritos. Seu canal aborda temas cotidianos, proporcionando às pessoas um entendimento mais profundo do Espectro do Autismo.

A palestra foi dividida em dois momentos distintos. Inicialmente, Arlete Petry, mãe de Marcos, teve a oportunidade de compartilhar informações sobre o diagnóstico e a infância do seu filho. Durante sua participação, ela enfatizou a importância da paciência, persistência e autonomia para crianças com autismo.

O prefeito Anibal Brambila expressou sua impressão sobre o relato emocionante e extraordinário da mãe, destacando como o testemunho dela sobre os desafios enfrentados desde o nascimento de Marcos até o diagnóstico de autismo e sua jornada de superação foi enriquecedor para todos os presentes.

Em seguida, foi a vez de Marcos Petry compartilhar sua própria trajetória, repleta de diversas experiências, desafios e, acima de tudo, notáveis superações que ele alcançou como indivíduo autista. Ele enfatizou a importância da presença da família e de uma rede de apoio e estímulo tanto para os autistas quanto para suas famílias. Durante a palestra, Marcos discutiu as características do autismo, o comportamento associado e as dificuldades enfrentadas, especialmente por crianças, no aprendizado e na interação social.

Uma das principais mensagens transmitidas por Marcos Petry durante a palestra foi o potencial inato que cada pessoa possui para superar obstáculos, inovar e se reinventar. Seus relatos e experiências no âmbito do autismo foram reconhecidos como uma fonte inspiradora por Daniel de Souza, diretor de Educação, que destacou como essa contribuição auxilia no aumento da conscientização e inclusão da comunidade autista.

Ao longo da palestra, Marcos Petry realizou apresentações musicais em vários idiomas e ao final expressou seus agradecimentos ao público presente.