30ª Festa do Colono de Maracajá já tem data marcada

A 30ª edição da tradicional Festa do Colono de Maracajá já tem data definida: será no último final de semana de julho – 28 a 30.

 

O prefeito Anibal Brambila, juntamente com sua equipe gestora, anunciou mais uma edição da Festa do Colono. A organização e um público estimado de 40 mil pessoas na última edição, foram alguns dos embasamentos para que a Administração decidisse pela realização do evento, que tem como objetivo homenagear o agricultor, que é responsável pela movimentação econômica do município. Além disso, é um evento familiar e que também busca impulsionar o turismo e a economia de Maracajá.

 

Com vários sentimentos e uma grande expectativa, a Administração Municipal deu a largada nesta quarta-feira, dia 15/03, para a realização da 30ª edição do evento. O Prefeito Anibal Brambila, acompanhado da primeira-dama, Claudete Brambila, da Secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, e a chefe da divisão de ensino, Odécia Souza, receberam no Paço Municipal os representantes das comunidades que compõem a Paróquia de Maracajá.

 

Segundo a secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, foi montada uma comissão, que inclui servidores efetivos, comissionados e cargos de chefia. “Este grupo vai se reunir semanalmente para debater os assuntos da festa como programação, organização, decoração, entre outros itens. Buscamos formar uma equipe bem alinhada, pois queremos fazer um evento maior e ainda melhor que a edição passada. Queremos fazer mais uma Festa do Colono Inesquecível”, disse.

 

O prefeito Anibal Brambila explicou que a reunião com os membros das comunidades marca o primeiro passo para realização da festa. “Neste primeiro encontro é repassado o regulamento para escolha da rainha e princesas, apresentação de camponeses e debatemos o evento como um todo, de forma genérica, já que a programação ainda está sendo definida”, explicou.

 

Regulamento

Para participar do concurso para rainha e princesas da festa podem participar filhas ou netas de agricultores das comunidades que compõem a paróquia. Bloco de notas de produtor rural ou comprovante de residência são solicitados para comprovação. As meninas interessadas em participar, assim como o casal de camponesinhos, podem procurar o Caep das suas comunidades.

 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de março, no Escritório da Epagri, anexo a Casa do Agricultor de Maracajá. A idade mínima das candidatas é preferencialmente de 16 anos. Excepcionalmente serão aceitas candidatas de 14 e 15 anos. As comunidades que não encontrarem representantes poderão buscá-las em outra comunidade próxima, que pertença à paróquia de Maracajá.

 

A Comissão Organizadora da Festa do Colono se encarregará dos ensaios, do fornecimento de roupas e maquiagem para o tradicional baile, marcado para o dia 13 de maio. No mesmo baile ocorre a apresentação da Camponesinha e Camponesinho de cada comunidade. As fichas de inscrição dos casais também devem ser entregues no escritório da Epagri, até o dia 31/03. Os participantes devem ter entre 05 e 11 anos de idade e residir na comunidade que representam, preferencialmente, serem filhos de agricultores.

 

Novidade

Uma das novidades para este ano foi apresentada pela primeira-dama, Claudete Brambila, que é a valorização das mulheres da terceira idade. “A nossa ideia é também fazer um desfile com as mulheres, onde vamos escolher a rainha e as princesas. A escolha aconteceria no dia do aniversário do município, na sexta-feira, dia 12 de maio”, detalha.

Além desta novidade, outras deverão acontecer, mas será mantida as atrações tradicionais como exposição bois, olimpíadas rurais, encontro de idosos, shows musicais, missa campal, desfile de carros alegóricos e máquinas agrícolas, serviço de bar e restaurantes são alguns dos atrativos da festa. “Estamos definindo a programação do aniversário do município, que incluiu também o baile da escolha das soberanas e também da Festa do Colono, como os shows nacionais. Acredito que nas próximas semanas já tenhamos todas as atrações”, concluiu a secretária Rejane.