Cerca de 50 mil pessoas passaram pela Festa do Colono de Maracajá

O Centro Esportivo Antônio da Rocha, foi palco da 30ª Festa do Colono de Maracajá, reunindo de sexta a domingo milhares de pessoas. Com uma programação diversificada que incluiu shows nacionais e regionais, exposições, artesanato local, gastronomia, atrações artísticas e culturais, almoço festivo, desfile de máquinas agrícolas e carros alegóricos, olimpíadas rurais, entre outras atrações. O evento foi considerado pela organização, expositores e público visitante, um grande sucesso. A festa foi prestigiada por cerca de 50 mil pessoas durante os três dias de festa.

O prefeito de Maracajá, Anibal Brambila, abriu oficialmente a 30ª Festa do Colono e II Encontro do Caminhoneiro, e ao lado da primeira-dama Claudete Brambila, do vice-prefeito Volnei Rocha e da segunda-dama Lana Rocha, da secretária de Administração e presidente da comissão, Rejane Pereira, do presidente do Legislativo, João Rocha, demais vereadores e ainda autoridades regionais e estaduais.

O grande destaque da primeira noite foi o tão aguardado show nacional com a banda Bonde do Forró. A vocalista Juliana e suas dançarinas empolgaram o público com suas músicas e coreografias. Outro diferencial da banda estava no figurino, que agradou a todos. A banda Tchê Guri, que se apresentou antes do show principal, trouxe muita música boa. “Saiu tudo como planejamos, tudo bem organizado e com um grande público. Foi uma noite memorável”, disse o prefeito Brambila.

O prefeito lembrou ainda que o objetivo principal da festa é homenagear e enaltecer o colono e os motoristas, duas classes importantes para o desenvolvimento do país. “A festa é para todos os munícipes, mas em especial aos agricultores e motoristas”, comentou.

Brambila agradeceu o empenho de todos os envolvidos na coordenação. “Foi sem dúvidas a maior Festa do Colono que Maracajá já teve, foram mais de 8 mil metros de estrutura, expositores, atrações e um grande público. E tudo isso só foi possível por que contamos com uma equipe unida em tornar tudo isso realidade. Agradeço a todos os envolvidos”, destacou.

Terceira Idade

O Encontro Regional da Terceira Idade abriu a programação da 30ª Festa do Colono e II Encontro do Caminhoneiro. O Encontro Regional da Terceira Idade contou com a participação de aproximadamente 350 pessoas, vindos de municípios da região da Amesc e Amrec. A tarde dançante foi animada por João Silveira e Matias. A primeira e segunda-dama, Claudete Brambila, e Lana Gabriel Rocha, foram as anfitriãs da tarde festiva. “Nosso bailinho foi um sucesso. Recebemos visitantes de várias cidades, que vieram nos prestigiar. Dançaram, se confraternizaram, esse é nosso objetivo com os integrantes da terceira idade, proporcionar momentos de lazer e diversão para todos”, disse Claudete.

Assembleia da Amesc

Os prefeitos da região estiveram reunidos na sexta-feira, 28, para uma reunião extraordinária debatendo parcerias e o desenvolvimento regional. Participaram do ato o presidente da AMESC, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa, o deputado estadual Tiago Zilli, e representando o deputado Julio Garcia, Guisla Scaini e ainda os prefeitos do Extremo-Sul. Eles foram recepcionados pelos anfitriões, o prefeito Anibal Brambila e o vice Volnei Rocha.

Soberanas

As soberanas, anfitriãs da Festa do Colono, desfilaram com seus trajes de gala. A rainha Thalia, e as princesas, Manuela e Letícia, passearam entre o público, recebendo o carinho das pessoas. A corte da Terceira Idade também esteve presente nos três dias de festa. A rainha Custódia, e as princesas, Juventilha e Lislausia, esbanjaram simpatia e disposição.

2º Encontro do Caminhoneiro

O 2º Encontro do Caminhoneiro, com Procissão Motorizada, bateu recorde de participantes, reunindo cerca de 110 caminhões. O prefeito Brambila, foi o idealizador deste evento, que na sua segunda edição registra grande adesão. “Foi um sucesso. Agradecemos a todos os motoristas/caminhoneiros que estiveram prestigiando nosso encontro”, relatou.

A Procissão Motorizada saiu da Capela Nossa Senhora Aparecida e seguiu pela avenida, até à frente do Centro Esportivo, onde o padre realizou a bênção. Logo depois, todos os motoristas e demais visitantes participaram do Costelaço. “Servimos mais de 450 quilos de costela e 50 quilos de linguiça, tudo gratuito aos nossos caminhoneiros e visitantes. E para que essa ação acontecesse, agradecemos aos patrocinadores, sem a colaboração deles não teria sido possível servir tão bem a todos”, comentou o prefeito. 

Já à tarde contou com apresentações culturais do Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha, da Apae, das Escolas municipais Maria Libânia, Eulália Oliveira de Bem e 12 de Maio, Studio de dança Mariah Nolla e Studio de Dança Brillinger. E ainda a Fanfarra Municipal e o grupo de violinos da Orquestra. Fechando as atividades da tarde, teve o Momento Gospel, onde a igreja evangélica Assembleia de Deus fez algumas apresentações.

O show humorístico, Tio e Sobrinho, surpreendeu a todos. Foi um momento familiar, de distração e de boas risadas. Um show que os colonos se identificaram e que ficará para sempre na memória dos participantes. 

Finalizando a noite de sábado, o grupo Matizes colocou o povo para dançar. E o grande momento foi o show nacional com a dupla Gilberto e Gilmar, que embalaram o público com seus sucessos como: Capa de Revista, É pra acabar, Mini-saia e A coisa tá feia.

Domingo

No domingo, dia 30/07, a programação começou logo cedo, com uma missa campal, que reuniu no Centro Esportivo, centenas de fiéis. Logo após a celebração, teve início o desfile de carros alegóricos e máquinas agrícolas. O desfile contou com a participação de 250 tratores, recorde de veículos.

Os jurados dos carros alegóricos tiveram trabalho para julgar, pois este ano seis comunidades se empenharam bastante, dando um verdadeiro show de criatividade, onde mostraram o verdadeiro significado do desfile, que era resgatar a cultura e valorizar o homem do campo. A temática Reciclagem também veio para a avenida.

As comunidades vencedoras foram: Garajuva, São Pedro e Vila Beatriz.

O almoço festivo reuniu muitas famílias, que foram passar o dia na festa. E também puderam apreciar a boa música raiz, com o grupo de Maracajá, Valores da Terra.

Teve ainda a premiação do Boi Carreiro, que premiou: o animal mais bonito; o menos bonito; a parelha de bois mais bonita e a parelha de novilhos mais bonita.

Olimpíadas Rurais

As olimpíadas rurais é um dos momentos que rende boas risadas e muita competitividade. Debulhar o milho, prova de topiador, corrida de carriola, arremesso de milho no balaio, ordenha manual da vaca, corrida do saco mista, corrida do ovo mista e trenzinho dos balões, são algumas das modalidades.

Um dos pontos altos da competição este ano, foi o lançamento da prova ‘Pega porco na lama’. A ideia da nossa modalidade foi da primeira-dama, Claudete, que esteve envolvida diretamente com a Festa do Colono.

Quem acabou levando o troféu de primeiro colocado foi a comunidade de Garajuva. Em segundo ficou para o Espigão Grande e em terceiro São Pedro.

Tombo da Polenta + Show

Por volta das 19h30min foi realizado o Tombo da Polenta, com o Grupo Amici Della Polenta, de Urussanga. O público pode apreciar de perto o momento, vivenciando uma experiência única, e claro degustando desta iguaria italiana. Fechando a grandiosa Festa do Colono, teve show de João Luiz Corrêa.