Desfile de 7 de Setembro exalta a conscientização ambiental em Maracajá

O Desfile de 7 de Setembro em Maracajá foi um evento cívico notável, marcado pelo patriotismo e pela conscientização ambiental. Realizado tradicionalmente na Av. Getúlio Vargas, com o palanque das autoridades montado em frente à praça Frei Euzebio e à Prefeitura Municipal, reuniu 18 pelotões que se concentraram em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

A Fanfarra Municipal de Maracajá, composta por estudantes da rede municipal e estadual de ensino, abriu o desfile sob a regência do professor Paulo Ferreira, seguida pelas forças de segurança, incluindo a Polícia Militar e a Ambiental.

O evento também contou com a presença das soberanas da 30ª Festa do Colono de Maracajá, que trouxeram um toque de tradição. E, a APAE enfatizou a inclusão e o Projeto Prevenir.

Os colaboradores do Centro de Triagem Municipal abriram o desfile da Rede Municipal Ensino, trazendo a mensagem da separação correta dos resíduos sólidos.

Um destaque importante foi a conscientização ambiental promovida pelas escolas da rede municipal, com alunos apresentando brinquedos, bandeiras e tambores feitos de materiais recicláveis, cartazes com mensagens sobre conscientização e projetos sustentáveis, como uma horta comunitária e distribuição de plantas nativas e frutíferas. O objetivo era promover a conscientização ambiental e a sustentabilidade por meio da educação.

A cada passagem dos pelotões, tanto o público quanto as autoridades ficaram encantados com a participação de crianças, adolescentes e idosos, todos unidos em uma emocionante homenagem à pátria.

O prefeito Anibal Brambila expressou sua sincera gratidão ao departamento de Educação, às diretoras, professores e alunos, assim como às demais entidades que contribuíram para a organização de um desfile notável.

Ele enfatizou a importância de celebrar a Independência do Brasil, destacando que o 7 de Setembro é uma das datas mais significativas para comemorar, pois representa a história e os valores democráticos do país. Além disso, é uma oportunidade para todos demonstrarem seu orgulho nacional e patriotismo. Anibal Brambila também elogiou e agradeceu a todos que estão dedicados ao progresso do município de Maracajá.

Pelotões

Passaram pela avenida os pelotões da Escola Municipal 12 de Maio, Escola Municipal Mª Libânia Machado, Escola Municipal Eulália Oliveira de Bem, Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha, EEB Eufrazio Avelino Rocha, EEB Manoel Gomes Baltazar, Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), APAE, servidores do CRAS, Clube de Mães (Inclusão produtiva),servidores do SCFV, Grupo da Terceira Idade, servidores do Departamento de Saúde, Departamento de Esportes com atletas que integram as escolinhas, colaboradores do Centro de Triagem, integrantes da oficina de costura, membros da Igreja Católica e da Igreja Luterana, os Amigos do Dado e fechando o desfile a cavalaria com o Piquete do vô Rocha, cancha do Lu, Estância da Audit e cabanha Dom Eufrazio.

Exemplo

Os idosos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) deram exemplo de civilidade, patriotismo e disposição. Puxando o pelotão, estava a Rainha da Terceira Idade, Custódia Rocha e a princesa Juventilha dos Santos, que não escondiam a alegria em participarem, segundo elas, de um evento tão importante para o país.

Participação

Este ano o Desfile Cívico de Maracajá contou com um reforço na avenida, com a participação do Grupo de Percussão da Escola Municipal Jardim Atlântico de Balneário Arroio do Silva.

Autoridades

No palanque das autoridades estavam o prefeito Anibal Brambila, a primeira-dama, Claudete Brambila, o vice-prefeito, Volnei Rocha, e a segunda-dama, Lana Gabriel, a secretária de Administração, Rejane Pereira. O diretor de Educação e Cultura, Daniel de Souza, o presidente do legislativo, João Rocha, os vereadores Alex Cichella, Edilane Rocha Nicoleite, Rosilane Dassoler, Matias Jose Matias, Valmir Manoel Martins e Valmir Carradore. E ainda o Sargento Márcio Davi Gerlach da Silva da Polícia Militar e o 1° Sargento PM Luciano Corrêa, representando o Comando do 2° Pelotão da 3ª Companhia do 1° Batalhão de Polícia Militar Ambiental.