Após adequações, obras da nova escola do Espigão Grande reiniciam

A obra de uma escola tem um grande significado para uma cidade. Não se trata apenas de uma grande e moderna edificação, mas também de um local de oportunidades, onde muitas vidas serão transformadas. Assim, visando escrever uma nova história na Educação de Maracajá, a Administração Municipal está construindo no bairro Espigão Grande uma escola, que atenderá cerca de 400 alunos, do Ensino Fundamental I e II.

A obra iniciaria no mês de janeiro, contudo foi preciso fazer algumas adequações no tipo de fundação e a execução acabou atrasando. Há cerca de 30 dias, a empresa vencedora do processo licitatório, a Jajecril Artefatos de Cimento, de Jacinto Machado, deu início de fato à obra.

Segundo o diretor de Obras da prefeitura, o engenheiro João Pedro Rizzotto, a empresa está fazendo a fundação e em duas semanas inicia a concretagem dos blocos.

O prefeito Anibal Brambila salientou que a cidade só tem a ganhar com a retomada da obra, visto a magnitude da construção. “É uma escola completa, que vai atender a comunidade do entorno, que tanto precisa. E, futuramente pretendemos ofertar laboratórios de informática e ciências, playground, e área para a prática esportiva. E ainda a implantação de um Centro de Educação Infantil (CEI) e a sede do departamento de Educação e Cultura”, detalhou Brambila.

Ordem de Serviço

No início desta semana o prefeito Anibal Brambila, juntamente com a secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, dos engenheiros João Rizzoto e Evânio Macalossi, receberam os representantes da empresa JJ Gonçalves Construções, de Maracajá, para assinatura da Ordem de Serviço para execução muro pré-moldado de concreto com pilares da nova escola.

O muro terá 2,50 de altura e compreende 350 metros. O valor investido será de R$ 274.145,58. A empresa tem dezembro para finalizar a obra.

Projeto

A área de terra adquirida pela Administração para a construção da escola tem 02 hectares e o valor investido foi de R$ 1.008.000,00, sendo recursos próprios do município.

A empresa Realize Arquitetura e Engenharia, de Araranguá, desenvolveu o projeto da nova escola, que terá uma área de 1.525,17 m². Onde no primeiro momento terá 8 salas de aula com 50,00 m² cada, secretaria e banheiros. No segundo bloco terá refeitório de 375,00 m², com cozinha e banheiros.

O embarque e desembarque dos alunos direto do transporte escolar, será sobre estrutura metálica, para que em dias de chuvas e outras intempéries, os estudantes possam estar protegidos. Além disso, o espaço será arborizado.

O custo da obra será de cerca de R$ 2.840.849,97, sendo R$ 2 milhões oriundo de transferência especial e o restante contrapartida com recursos do município.