Grupo de Idosos de Maracajá conhece funcionamento do Centro de Triagem

O Grupo dos Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Maracajá se encontra nas tardes das sextas-feiras, onde participam de diversas atividades, entre elas o tradicional bailinho. Mas, uma atividade diferente do que estão acostumados foi proposta pela primeira-dama do município, Claudete Brambila, e aceita pelos idosos: uma visita ao Centro de Triagem.

A visita aconteceu na última sexta-feira, dia 04/11, onde os idosos foram recepcionados pela primeira-dama, Claudete Brambila, pela bióloga, Gisele Dal Pont, e pelo colaborador, Cléber Darolt.

Os idosos realizaram um tour pelo local, onde conheceram o trabalho realizado pela equipe do Centro de Triagem, como a separação dos materiais, que passam pela esteira, onde são separados em categorias e acoplados em bags, já o rejeito é descartado e levado para o aterro sanitário.

Gisele explicou que após separados, os materiais são prensados e acondicionados no pavilhão, para serem leiloados pela Administração. “Só nesta gestão já realizamos três leilões públicos, e os valores arrecadados foram investidos na aquisição de uma retroescavadeira e na construção de um novo pavilhão, além de melhorias no local”, detalhou.

Organização surpreende

Dona Ozair Felisberto da Silva não conhecia o Centro de Triagem e ficou impressionada com a limpeza e organização. “Quando falamos em lixão já imaginávamos que era um local com bichos peçonhentos, moscas e cheiro forte, porém o que vimos foi bem diferente, um espaço organizado e com profissionais dedicados”, comentou.

A aposentada conta que já realiza em sua casa a separação correta do lixo. “Sempre faço a separação, pois sei da importância para o meio ambiente. E hoje conhecendo o trabalho dos separadores vou incentivar meus familiares a aderirem também. Precisamos fazer a diferença”, comentou.

Conscientização

O objetivo da Administração Municipal é intensificar a divulgação do Centro de Triagem, abrindo o espaço para mais visitações, não só de escolas, mas de todos aqueles que buscam por uma cidade mais limpa, organizada e sustentável. “Temos que valorizar este espaço que temos em Maracajá, pois somos exemplo para os demais municípios do sul catarinense. Hoje trouxemos a terceira idade, mas também queremos trazer os empresários, os lojistas, os agricultores, enfim, queremos que as pessoas conheçam o funcionamento do Centro de Triagem, e que seja desmistificado que o local é um ‘lixão’, mas sim um espaço de reciclagem de resíduos. Assim, conseguiremos aumentar os índices de materiais recicláveis, que hoje é de cerca de 40%”, concluiu a primeira-dama, Claudete Brambila.

VISITAÇÃO

O Centro de Triagem de Maracajá se tornou um ponto de aprendizado e uma extensão da sala de aula, com isso a Administração Municipal salienta que o local está aberto a visitação. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (48) 99607-8199 (Cleber Darolt) e fazer o agendamento.