Maracajá: Audiência Pública apresenta atualização do Plano Diretor

Na noite desta terça-feira, dia 13/12, a Administração Municipal de Maracajá, por meio da Unesc, promoveu nas dependências da Escola de Educação Básica 12 de Maio, a Audiência Pública referente à atualização do Plano Diretor do município, ao qual tratou da revisão das políticas de ordenamento territorial (constantes na Lei Complementar do Plano Diretor) e do macrozoneamento do município.

Durante a audiência pública, que foi conduzida pela equipe técnica da UNESC, foram apresentadas as alterações sugeridas pelo Núcleo Gestor no decorrer das 16 reuniões técnicas participativas realizadas ao longos dos últimos dois anos.

O Plano Diretor atualizado visa melhorar a aplicabilidade das macrozonas municipais, melhorando o desenvolvimento municipal. As Macrozonas definidas para o município foram: Macrozona Urbana (MU); Macrozona Rural (MR); Macrozona de Interesse Agrossilvipastoril (MIA); Macrozona de Interesse Ecológico (MIE); Macrozona de Faixas Lindeiras às Rodovias (MFL) e Macrozona de Conservação Ambiental (MCA).

Para as áreas adjacentes às principais rodovias se propôs a verticalização de até 06 (seis) pavimentos, como modo de atrair investimentos para o município. Especificamente, para à área Urbana, novas reuniões para a discussão do zoneamento urbano acontecerão em breve.

A ideia principal do Plano Diretor é de atração para os investidores que busquem o incentivo para o desenvolvimento planejado e sustentabilidade socioambiental.

Para o prefeito Anibal Brambila a audiência foi muito produtiva, pois todas as dúvidas foram esclarecidas. “Agradecemos a presença e participação de todos, isso demonstra que a população está interessada nas questões do município, principalmente sobre o Plano Diretor que visa o crescimento, desenvolvimento econômico e planejamento do município para os próximos 10 anos.

Além do prefeito Brambila, participaram da Audiência, a secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, a procuradora Ligia Luchtemberg Mota Tobias, o diretor de Obras, o engenheiro João Pedro Rizzotto, e os vereadores Edilane Nicoleite e Valmir Carradore.

Próxima Etapa

Após a Audiência, o plano deverá ser encaminhado para apreciação da Câmera de Vereadores, que irá deliberar sobre o tema.