Maracajá é contemplada com caixa coletora para lixo eletrônico
O Centro de Triagem do município de Maracajá recebeu na quarta-feira, dia 08/02, uma caixa coletora para armazenamento de lixo eletrônico do Programa Penso, Logo Destino, realizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Segundo a bióloga e coordenadora do programa no município, Gisele Dal Pont, a caixa coletora ficará instalada no Centro de Triagem, onde as pessoas poderão fazer a entrega dos seus lixos eletrônicos. “Podem ser descartados computadores, fontes processadoras, telefones celulares, aparelhos de CD/DVD, impressoras, teclados, mouses, televisores, baterias, ventiladores, entre outros”, detalhou. A entrega, poderá ser realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Gisele explica que após o recolhimento, os materiais são armazenados e posteriormente reciclados. “No ano passado Maracajá recolheu seis bags de lixo eletrônico, que foram recolhidos pelo Programa e feita a destinação correta destes itens. Para este ano a empresa virá duas vezes na cidade para fazer a coleta, a primeira no mês de abril e outra em outubro”, explica.
O lixo eletrônico tem uma das maiores taxas de crescimento no mundo. “Quando descartados de maneira incorreta, no meio ambiente, são potencialmente perigosos. É uma questão de saúde pública. Nós maracajaenses estamos tendo uma grande oportunidade de fazer a destinação correta, por isso pedimos que a população faça sua parte”, concluiu a bióloga.
Programa
O Programa Penso, Logo Destino foi lançado pelo Governo do Estado por meio Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para conscientizar a sociedade sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. A ação integra a participação das administrações municipais, órgãos do governo, entidades gestoras, comerciantes e população em geral, demonstrando a consolidação da Logística Reversa no estado.