Curso de Costura oferecido pela Administração de Maracajá tem transformado vidas

A costura tem sido uma ferramenta de desenvolvimento profissional para as maracajaenses que participam do Curso de Costura Industrial oferecido pela Administração Municipal de Maracajá, por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social.

O Projeto Mãos dos Bem – foi iniciativa da primeira-dama, Claudete Rocha Brambila – já capacitou mais de 150 pessoas, a grande maioria mulheres que encontraram no Projeto uma vaga no mercado de trabalho.

Para Claudete, o sucesso do curso se dá pelo fato de ser gratuito e ter uma boa parceria com as empresas locais, que doam tecidos, linhas e outros materiais utilizados nas confecções das peças.

O curso de Costura Industrial acontece, em dois períodos, das 14h às 17h e das 19h às 22h, na antiga Escola 12 de Maio. No local, as alunas aprendem a dominar a máquina e o acelerador, a encaixar a bobina na máquina, a trocar os rolos de linhas. Vai do básico até a parte prática de confeccionar as peças. Na última semana aconteceu a conclusão de mais uma turma, algumas preparadas para se desenvolver profissionalmente na área.

Casos de Sucesso

Elas têm como exemplo algumas alunas que já se formaram nos cursos e hoje trabalham exclusivamente com a costura, como é o caso de Jocelia da Rosa Antunes, que há cinco meses concluiu o curso e já está empregada na área. “Trabalhei anos atrás como costureira, porém estava desatualizada, por isso resolvi fazer o curso, e foi um grande aprendizado. Uma oportunidade única, e que eu indico para quem busca uma nova oportunidade de trabalho”, disse.

Há três meses Jocelia está trabalhando na Criativa Têxtil, uma empresa que além de ser parceira da Administração, também é uma grande incentivadora de novos talentos, absorvendo algumas alunas que passaram pelas mãos da professora Fátima Rosania Matias. “Me encontrei profissionalmente, e graças a Administração fiz o curso e hoje empregada tenho conseguido ajudar minha família e conquistado minha primeira motocicleta”, relatou.

Já Juciele Lourenço da Silva, de 34 anos, acabou de concluir o curso e já projeta o futuro. “Esse curso é uma grande oportunidade para quem quer atuar na área. Pretendo fazer mais um mês de aula para estar apta a iniciar profissionalmente. Agradeço a Administração e a professora Fátima, pela oportunidade e pelos ensinamentos”, conclui.

NOVA TURMA

As inscrições para uma nova turma estão abertas e podem ser realizadas no CRAS (das 8h às 12h – das 13h às 17h), até sexta-feira, dia 15/09. O curso é inteiramente gratuito e as aulas acontecem em dois períodos, vespertino e noturno. Essa nova turma será nas segundas e quartas-feiras.