ESCOLA MARIA LIBÂNIA MACHADO PROMOVE AÇÃO ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Alunos da rede municipal de ensino de Maracajá participam da ação.

.

No dia 2 de abril, celebra-se mundialmente o Dia da Conscientização do Autismo, data dedicada a aumentar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa aumentar a compreensão e a empatia em relação ao autismo, a fim de reduzir preconceitos.

Visando registrar o tema, durante esta semana, a Escola de Educação Básica Municipal Maria Libânia Machado, realizou uma ação de conscientização, que envolveu os estudantes e toda a comunidade.

A diretora da escola Rosilaine Marcelino Magagnin, uma entusiasta da educação, preparou toda a ação com muito carinho e compromisso com os alunos. “Trouxemos de forma lúdica esse tema tão importante e atual,  os alunos adoraram participar e entender um pouco mais sobre o assunto, detalha.

O tema foi trabalhado com os alunos dos períodos matutino e vespertino, das doze turmas da escola, educação infantil, infantil quatro e cinco, e também dos 1º até os 3º Anos.

A diretora explica que primeiramente foi passado um vídeo explicativo sobre o autismo. “Após o vídeo de conscientização, fizemos a entrega de adesivos para a comunidade e finalizamos com um abraço simbólico na escola, foi emocionante”, declara a diretora Rosilaine.

Para concluir a ação, os estudantes receberam orientação de chegar em casa e contar aos pais o que aprenderam na escola, compartilhando o conhecimento com os familiares. “O objetivo da ação, foi aproximar os alunos do entendimento sobre o autismo, disseminando a informação de uma forma educativa ”, disse.

Para a diretora, foi uma atividade muito importante, pois através do vídeo foi possível falar sobre inclusão, demonstrando que todos somos diferentes e precisamos respeitar as diferenças.

A diretora do Departamento de Educação e Cultura, Cleiane de Souza, ressalta que a iniciativa da Escola Maria Libânia Machado e da diretora Rosilaine Magagnin mostram um compromisso com a inclusão e a conscientização sobre o autismo na escola e na comunidade, comenta.

A diretora Cleiane enaltece a importância de abordar questões relacionadas à sociabilidade, interação, oportunidades e inclusão no contexto do autismo. “A ação é uma oportunidade de mostrar que pessoas com TEA, têm potencial e devem sempre ter oportunidade de evoluir”, disse.

Conscientização

Durante a ação, professores e alunos fizeram a entrega de adesivos para a comunidade, motoristas e pedestres que passavam pelo local.

“Sentimos que ainda há desconhecimento sobre o autismo por parte da população. Autismo não é uma doença, mas uma condição neurológica que conta com tratamentos e intervenções. Por isso, conversamos com a comunidade e fizemos esta panfletagem na comunidade com informações sobre TEA e as principais leis de inclusão”, explica a diretora Rosilaine.