Maracajá participa de Encontro Estadual do Programa Penso, Logo Destino

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) promoveu na terça-feira, dia 07/11, em Nova Veneza, o Encontro Estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD). O evento reuniu mais de 350 participantes, incluindo coordenadores municipais do PLD e gestores de mais de 100 municípios que fazem parte do programa. O principal objetivo do encontro foi promover a formação e divulgação de boas práticas relacionadas à gestão de resíduos sólidos.

O encontro ofertou um dia intenso de programação com apresentações sobre o PLD; perspectivas das instituições participantes acerca da gestão de resíduos sólidos e da logística reversa em âmbito nacional, estadual e municipal; ações de educação ambiental e desenvolvimento de programas e projetos voltados à pauta do gerenciamento de resíduos sólidos, além da premiação do Troféu Formiguinha para as instituições parceiras do PLD como forma de homenagear e reconhecer os agentes multiplicadores da Logística Reversa que apoiaram e foram destaque em 2023.

“Temos muito orgulho do PLD em Santa Catarina e na missão que o programa tem de envolver toda a sociedade na destinação correta dos resíduos sólidos. Trata-se de um pilar importante para a consolidação de uma gestão ambiental urbana focada na mudança de comportamentos e hábitos da população para o aumento da reutilização e da reciclagem, entre outras práticas que aliem a preservação ambiental ao progresso socioeconômico das cidades e estados”, disse a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

Destaque

Maracajá tem se destacado ao longo dos anos nas questões ambientais, graças ao seu Centro de Triagem, que se tornou uma referência no estado. Esse trabalho notável credenciou a cidade a ser destaque durante o Encontro Estadual do IMA.

A bióloga e coordenadora municipal do programa, Gisele Garcia Dal Pont, apresentou o trabalho realizado no Centro de Triagem, incluindo a coleta seletiva, que é realizada 100% pelo município, a separação de resíduos e a comercialização de materiais recicláveis por meio de leilões públicos. Os resultados desses leilões incluíram a venda de aproximadamente 695 toneladas de materiais recicláveis, gerando um retorno de quase R$ 570 mil para os cofres públicos. Esses recursos foram investidos na construção de um pavilhão para armazenar os materiais separados e na aquisição de uma retroescavadeira.

A coordenadora de Maracajá também compartilhou planos para os próximos anos, que incluem o reaproveitamento da matéria orgânica por meio da compostagem, a criação de uma horta para produção de alimentos para os animais do parque ecológico, a pavimentação asfáltica com ciclovia no Centro de Triagem e a aquisição de um caminhão de coleta de lixo.

Em relação ao Programa Penso, Logo Destino (PLD), Maracajá aderiu em 2022 e já obteve resultados notáveis, como o recolhimento de 9 toneladas de lixo eletrônico, 1500 lâmpadas e 150 pneus.

Sobre o Programa

O PLD é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina que visa ajudar os municípios do estado a gerenciar itens da Logística Reversa, encaminhando-os para Entidades Gestoras que buscam reintegrar esses resíduos nos processos produtivos e descartar de maneira ambientalmente correta os rejeitos não recicláveis. O programa estabeleceu metas ambiciosas, visando a adesão de um número significativo de municípios, incluindo aqueles com diferentes tamanhos populacionais, até 2026.

A gestão adequada de resíduos sólidos é uma questão importante em todo o Brasil, e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010, tem mobilizado os estados a buscar alternativas sustentáveis para lidar com essa questão. O PLD é um exemplo positivo de como a conscientização e a ação podem contribuir para uma gestão de resíduos mais eficaz e sustentável.