Maracajá realiza 14ª Conferência Municipal de Assistência Social e elenca as prioridades para o município na área assistencial

O município de Maracajá realizou na tarde desta quarta-feira, dia 19/07, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema: Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos, o evento reuniu representantes do poder público, profissionais da Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), entre outros tiveram um momento de avaliar Política Pública de Assistência Social.

Segundo a diretora de Assistência e Bem-Estar Social, Jucelia Noêmia Estevam Simões, o objetivo da conferência é avaliar as ações realizadas pelo governo federal, estadual e municipal na Assistência Social. “Assim a representação da Sociedade Civil se soma à representação do poder público para fortalecer esta política pública e garantir o exercício do Controle Social”, explicou.

A assistente social, Suélen Zandonadi, salientou que a escolha desse tema central foi baseada no reconhecimento dos direitos do povo, sendo que é um momento de atenção a toda sociedade para averiguação das garantias em Lei da Política de Assistência Social já conquistadas, e que encontram-se, fragilizadas por algumas medidas do governo federal no que refere-se ao financiamento público na política de Assistência Social. E a necessidade de mobilização social para que a sociedade lute pelos seus direitos.

Os eixos discutidos após a palestra do professor Ismael Córdova foram: 1. Financiamento, 2. Controle Social, Grupo 3. Articulação entre Segmentos, 4. Serviços Programas e Projetos, 5. Benefício e Transferência de Renda, para aprovar 10 ações para enviar para a Conferência Estadual de Assistência Social.

Nesta tarde foram eleitos os seis delegados que representaram o município na Conferência Estadual de Assistência Social Governamental: Titular: Rafaela Silveira Guedes, Suplente: Flávia Pitrowsky, Não Governamental: Titular: Cleiane Pereira de Souza, Suplente: Jucélia Nôemia Estevam Simões, Usuários da Política Municipal de Assistência Social: Titular: Lucas da Silva, Suplente: Sandra João Monteiro.

Apresentação

A conferência contou ainda, com a participação especial dos integrantes da oficina de capoeira, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).