Maracajá intensifica ações de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero

O mês de outubro é dedicado exclusivamente à prevenção do câncer de mama. Conhecido por “Outubro Rosa”, neste mês todas as mulheres acima de 40 de idade são estimuladas a fazer o exame de mamografia. Em Maracajá, o Departamento Municipal de Saúde, também aderiu à Campanha e realizará durante o mês ações que visam a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

A programação inicia neste sábado, dia 08/10, das 16h às 21h, onde será ofertado no Pronto Atendimento da Unidade da Vila Beatriz, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), exame preventivo (papanicolau), que indicado para detectar o câncer de colo do útero e ainda exame clínico das mamas e encaminhamento para realização de mamografias (para mulheres a partir de 40 anos). Quem comparecer à Unidade, deve apresentar o cartão do SUS.

Segundo a diretora de Saúde, Michele Constantino Gonçalves, haverá ainda mais duas ações na Vila Beatriz. Sendo uma no dia 17/10 (segunda-feira) e no dia 20/10 (quinta-feira). “Nosso objetivo é incentivar cada vez mais pessoas a fazer a mamografia e o autoexame, que são importantes para a identificação de possíveis sinais de câncer de mama, assim como o exame citopatológico de colo do útero (Papanicolaou). Com essa ação, buscamos conscientizar sobre as doenças, lembrando as mulheres que disponibilizamos gratuitamente os serviços de diagnóstico e de tratamento, de forma que haja uma redução nos casos de morte”, detalhou a diretora.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é um dos mais comuns em mulheres e é causado pela multiplicação anormal de células, que formam um tumor, podendo ainda invadir outros órgãos. O de colo do útero é o terceiro tipo mais frequente (exceto o câncer de pele não melanoma) e corresponde à quarta causa de mortes pela doença no Brasil.

Dados/Cemasas

De acordo com o levantamento do Departamento de Saúde desde o início deste ano foram realizados 430 exames de preventivo, 131 HIV/gestantes; Hepatite C 240; HPV 239; HIV 116; Sífilis 111; Sífilis/gestantes 129.

Dia D

O Departamento de Saúde também vai promover um Dia D. Será no sábado, dia 22/10, das 8h às 12h, no Centro Municipal de Atendimento à Saúde (CEMASAS). Também serão realizados testes rápidos, exame preventivo, exame clínico das mamas e encaminhamento para realização de mamografias. Além destes serviços o Departamento vai aproveitar para abrir a sala de vacina, onde serão oferecidas vacinas de rotina e Covid (crianças e adultos). “Todos os exames são gratuitos, e vamos fazer essa ação também no sábado para alcançar aquelas mulheres que têm uma rotina corrida no meio da semana. Vale salientar que o exame preventivo é indicado a todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual, e para fazer não pode ter tido relações sexuais nas 24h que antecedem a consulta “, conclui a diretora Michele.