Maracajá forma 12º Turma de Costura Industrial e contabiliza mais 10 inserções no mercado de trabalho

Uma noite para celebrar suas conquistas, assim foi o encerramento da 12ª turma do Curso de Costura Industrial realizado pela Administração Municipal de Maracajá, por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social.

O evento contou com a presença da primeira-dama, Claudete Brambila, segunda-dama, Lana Rocha, secretária de Administração, Rejane Pereira, a instrutora de costura, Fátima Matias, dos vereadores Lane Dassoler, João Rocha e Valmir Carradore. E representando a Criativa Têxtil, empresa parceira do Curso, a gerente de recursos humanos, Lucimar Mateus Inácio. E ainda as formandas e ex-alunas do curso.

Segundo a diretora de Assistência Social, Cleiane Pereira de Souza, o curso de costura tem o intuito de impulsionar uma mudança na qualidade de vida dos munícipes, em especial às mulheres, de forma que eles recebam qualificação profissional e que facilite sua inserção no mercado de trabalho, assim como instigar o empreendedorismo, tendo como consequência, a autonomia e emancipação social e financeira.

Sendo idealizado pela primeira-dama, Claudete Brambila, ela não escondia a emoção em ver mais mulheres se formando. “Desde que iniciou a gestão, eu já sonhava com o barulho das máquinas trabalhando. E com o consentimento do prefeito, realizamos um levantamento dos maquinários existentes, busquei parcerias com as empresas, e em abril de 2021 iniciava a primeira turma de costura”, relembrou.

A partir da primeira turma, muitos frutos foram e são colhidos a cada ciclo de curso. “Foram muitas pessoas capacitadas e hoje temos conhecimento de que 12 delas estão inseridas no mercado de trabalho formal, 05 empreendendo em casa, contribuindo na renda familiar, e muitas outras que certamente utilizam dessa ferramenta em seus lares, fazendo reparos e costurando peças para a família”, detalha Claudete.

A segunda-dama, Lana Gabriel Rocha, contou sua história de amor com a costura, onde durante muito tempo ajudou sua mãe numa facção, que somente deixou as máquinas para trabalhar junto ao esposo, no ramo de transporte. “Infelizmente não tem mão de obra, hoje minha mãe trabalha apenas com uma colaboradora. Por isso, eu sempre incentivo as mulheres a fazer este curso, pois se houver dedicação, terá emprego garantido”, citou.

Mãos do Bem

O Curso de Costura Industrial é um laboratório de sonhos, a instrutora Fátima cumpre seu papel com muito carinho, tendo sempre uma palavra de otimismo e fé para com suas “meninas”, como ela fala, estando à frente de uma corrente do bem e de solidariedade, juntamente às voluntárias Regina e Maiara.

Parceria

O Curso de Costura Industrial vai além das máquinas, linhas e tecidos. O curso tem despertado a solidariedade, onde empresários doam tecidos e materiais, que são usados pelas alunas nas aulas práticas. As empresas maracajaenses Criativa Têxtil e Conwer Jeans são parceiras da Administração desde o início da primeira turma.

As mãos que aprendem também doam e constantemente são destinadas àqueles que mais necessitam. “Para as crianças que participam do SCFV, foram doadas 120 peças de moletons, para a creche foram 31 calças e no varal solidário foram doados 50 vestidos infantis em jeans e 50 peças de moletons. Nesse período também foram repassadas à Administração mais de 96kg de estopas, utilizadas na garagem, além de diversos itens como colchonetes, almofadas, lençóis, fronhas, aventais, entre outros, que foram destinados para uso no CEI, no Cemasas e no SCFV”, detalha a diretora Cleiane.

Lucimar Mateus Inácio, da Criativa Têxtil, comentou sobre a importância da parceria entre os setores privados e públicos. “A mão de obra na área de costura está cada vez mais escassa, e essa parceria representa o nosso crescimento, por que as costureiras do curso, são bem-vindas em nossa empresa, onde elas têm oportunidade de evoluir e aprender novas técnicas. O Curso de Costura nos ajuda muito, por isso em nome da Criativa Têxtil agradeço a Administração de Maracajá pela realização deste projeto, que tem contribuído com o crescimento da nossa empresa”, relatou.

Mais doações

Na oportunidade, a Diretora do Departamento Municipal de Saúde, Michele Gonçalves, recebeu 20 peças de campo cirúrgico fenestrado. Recentemente , a Saúde foi contemplada com 20 peças de contenção. O facilitador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Fabrício Rocha, recebeu 20 almofadas que serão utilizadas na sala de vídeo.

Homenagens

As alunas do curso em agradecimento à primeira-dama, Claudete Brambila, realizaram uma linda homenagem, entregando uma faixa, uma caixa de costura e uma almofada feita por elas e personalizada. “Não tenho palavras para expressar a alegria e a gratidão por estarmos vivenciando este momento. Me sinto realizada por estar colaborando com as mulheres do nosso município, ver vocês se formando e trabalhando com costura é gratificante. Obrigada a todas e a professora Fátima por ter abraçado nosso projeto e fazer da costura uma nova oportunidade de vida para muitas pessoas”, concluiu.

As alunas também confeccionaram almofadas para todos os departamentos, e, na personalização, os detalhes e o cuidado chamaram atenção, por exemplo, Educação com livros e lápis, agricultura com um trator, transporte um ônibus escolar, e assim por diante.