Polícia Militar Ambiental de Maracajá forma 50 alunos do programa Puma

Desenvolvido em todo o estado catarinense pela Polícia Militar Ambiental, o Programa Unidos pelo Meio Ambiente (PUMA), formou 50 alunos da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, de Maracajá.

 

A solenidade de entrega de certificados e do mascote do Programa, aconteceu na noite de terça-feira, dia 29/11, no Centro de Eventos Jerivás, anexo ao Parque Ecológico. O evento contou com a presença de autoridades civis, militares e familiares dos formandos.

Durante a cerimônia, os 50 alunos dos 4°anos do ensino fundamental prestaram o juramento de zelar pelo meio ambiente.

 

O estudante Gustavo Scarpari Cichela firmou seu compromisso de adotar e defender as práticas aprendidas durante o curso. “Aprendi muito com as aulas, como a fazer o descarte correto do lixo, economizar água, a não queimar o lixo, entre outros assuntos que ajudam na preservação do meio ambiente, disse.

 

PUMA

O Programa é uma parceria da Polícia Ambiental, com a prefeitura de Maracajá e Sindicato da Indústria da Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (SIESCESC) e tem como objetivo despertar nas crianças e na comunidade escolar o interesse para as questões ambientais, incentivando a adoção de posturas de conservação ambiental.

O curso teve início em Maracajá, no dia 09/08 e conclusão no dia 29/11, com carga horária de 10h/aula.

 

Para chegarem à formatura, os alunos das duas turmas dos 4°anos, da Escola 12 de Maio, participaram de encontros semanais que combinaram a teoria trabalhada em sala de aula com as práticas realizadas fora da escola. “Os conteúdos abordados estavam relacionados à fauna, flora, água, pesca, agrotóxicos, poluição, queimadas, preservação ambiental, Puma e a atuação da Polícia Ambiental”, detalha a monitora do Puma, cabo PM, Ramoni Tricheis.

O capitão e comandante da Polícia Ambiental de Maracajá, Elton Roussenq Garcia, agradeceu a parceria com a Administração, não só nos projetos educacionais, mas também nas questões de investimentos na infraestrutura do Pelotão.

 

Já sobre o Programa PUMA, o comandante enfatizou a importância de conscientizar as crianças. “Vocês precisam ser multiplicadores do que aprenderam, passando aos pais, vizinhos, aos amigos e familiares. Nós contamos com o apoio de todos vocês para cuidar, fiscalizar e preservar do meio ambiente”, comentou.

 

Participaram da solenidade o presidente do legislativo, Rodrigo Xavier da Silva, que no ato também representou o prefeito Anibal Brambila. A secretária de Administração, Rejane Pereira, o diretor de Educação, Daniel de Souza, o diretor de Turismo, Dilnei Fausto e a diretora da Escola, Aline Mello Rosso.