Prefeitura de Maracajá lança oficialmente 29ª Festa do Colono

A Prefeitura de Maracajá e a Comissão Organizadora da 29ª Festa do Colono e 1º Encontro do Caminhoneiro, recebeu na noite de quarta-feira, dia 6/07, autoridades, imprensa e representantes das comunidades, para o lançamento do evento mais importante do calendário turístico do município.

O lançamento oficial da festa aconteceu no Parque Ecológico. O prefeito Anibal Brambila, a primeira-dama, Claudete Rocha Brambila, o vice-prefeito, Volnei Rocha e a esposa Lana Gabriel Rocha, juntamente com a secretária de Administração, Rejane Pereira, e o presidente do Legislativo, Rodrigo Xavier da Silva, foram os anfitriões do encontro que teve como objetivo apresentar os detalhes da programação da festa, que acontece no último final de semana de julho, de 29 a 31.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rodriguinho, lembrou que há dois anos a festa não acontecia e as comunidades estão ansiosas pela festa. “Essa é uma festa tradicional e muito aguardada por todos nós. Uma festa que homenageia os nossos colonos e agora os caminhoneiros, peças importantes para funcionamento do país”, disse.

O vice-prefeito, Volnei Rocha, comentou que a comunidade de Maracajá merece uma grande festa. “São dois anos sem festas, e o nosso povo merece um pouco de alegria e entretenimento, e nós estamos trabalhando para fazer uma festa diferenciada, com muitas atrações, sempre focada no nosso colono, que é o grande homenageado da festa”, relatou.

Fechando os pronunciamentos, o prefeito Anibal Brambila, salientou a importância da participação das comunidades. “Nossa festa é Paroquial e integra 18 comunidades, e a festa é para todo nosso povo. Por isso, montamos uma programação bem diversificada, para agradar os mais velhos, assim como os jovens. Com o apoio das comunidades, dos vereadores e dos servidores vamos fazer uma grande festa”, concluiu.

Diferencial

Um dos diferenciais da festa deste ano estão os shows nacionais. Para abrilhantar a festa, haverá na sexta-feira, dia 29/07, show nacional com a dupla Cezar & Paulinho, uma das mais tradicionais duplas da música sertaneja do Brasil, com mais de 40 anos de carreira. Já no sábado, dia 30/07, haverá show humorístico com Badin o Colono e Bonde Sertanejo.

Programação

A festa começa na sexta-feira, dia 29, às 14h, com o tradicional ‘Encontro da Terceira Idade” , com animação do Grupo Nova Era. Também será aberto o Parque de Exposições (boi carreiro, máquinas, artesanato e produtos agrícolas). Já no início da noite – 19h – haverá show com o Grupo Serenata Trio. A abertura oficial do evento acontece às 20h, com a presença de autoridades. Logo depois acontece o show nacional com Cezar & Paulinho e fechando o primeiro dia de evento, sobem ao palco Yonara e Jardel.

No sábado, 30/07, o dia será repleto de atrações, com abertura às 10h do Parque de Exposições; 10h30min tem início o Encontro Paroquial de Casais Rurais; Palestra e almoço para casais convidados. A palestrante convidada é Gisela Stainer Scaini e animação será do Mistura Fina. No período da tarde haverá o momento gospel, abertura do parque infantil inflável, apresentações culturais locais (Escolas, Igrejas, entidades e grupos) e ainda o 1º Encontro do Caminhoneiro, com Procissão Motorizada. Já no início da noite, às 19h, tem o show humorístico com Badim o Colono, show com Tchê Barbaridade e fechando o dia, Show Nacional com Bonde Sertanejo.

Para o domingo, 31/07, está programado a alvorada festiva e missa campal, desfile de carros alegóricos e máquinas agrícolas, almoço festivo, show cultural com Valores da Terra, premiação para o boi carreiro, olimpíadas rurais e sorteios de brindes. Fechando a festa teremos a entrega das premiações e ainda o Tombo Della Polenta, com o Grupo Cultural Amici Della Polenta, de Urussanga e show com a Banda Matusa.

Regulamento

A presidente da comissão da 29ª Festa do Colono, a secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, e a vice-presidente, Gisele Dal Pont, entregaram para as comunidades o regulamento das Olimpíadas Rurais, exposição de animais e carros alegóricos. Segundo elas, poderão participar das Olimpíadas, todas as comunidades pertencentes à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Maracajá. Os participantes das Olimpíadas Rurais deverão ser agricultores ou residentes da comunidade em que esteja inscrito para representá-la.

Modalidades

As modalidades que farão parte das Olimpíadas Rurais da 29ª Festa do Colono serão: debulhar o milho, prova de topiador, corrida de carriola, arremesso de milho no balaio, pênalti de botas, ordenha manual da vaca, corrida do saco mista, corrida do ovo mista e trenzinho dos balões.

As inscrições serão efetuadas mediante a entrega das fichas de inscrição no escritório da Epagri de Maracajá (localizado na Casa do Agricultor, ao lado da Prefeitura), até o dia 27 de julho de 2022.

Coquetel Colonial

Após a solenidade foi servido aos convidados um típico e delicioso coquetel colonial, com direito a queijo, torresmo, salame, canjiquinha, caldo de aipim, cachaça, entre outras guloseimas. E a banda ‘Os guris do Espigão’ animaram os convidados com muita música raiz e sertanejo.