Professoras de Maracajá elaboram projeto que valoriza história do município

Visando valorizar e resgatar a história de Maracajá, três professoras do Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha, realizaram durante o mês de junho o Projeto ‘Nossa história, nossa cidade’. O projeto foi desenvolvido com os alunos do Jardim II A, B e C, coordenado pelas professoras: Emilly de Bastos Fagundes (Jardim A), Jayne Soares de Oliveira (Jardim e Adelaide Celestina Barbosa dos Santos (Jardim C).

Segundo a professora do Jardim II B, Jayne Soares de Oliveira, o Projeto Cidade é uma sugestão do Plano de Gestão do (CEI). “No plano há diversas sugestões de temáticas para ser desenvolvida com os alunos dentro de cada faixa etária. Definimos e criamos o projeto: Nossa história, nossa cidade e iniciamos em maio, mês do aniversário do município, se estendendo durante este mês”, explica.

O projeto envolveu debates em sala de aula, saída de campo e atividades envolvendo à família. “Iniciamos as atividades relatando a história de Maracajá, que se chamava anteriormente Morretes. O gato-maracajá, símbolo do município, o hino e a bandeira também foram temas das nossas aulas históricas”, disse Jayne.

Proporcionar ao aluno o conhecimento das ruas, dos bairros, dos pontos turísticos, das praças, igrejas, das comunidades e dos órgãos públicos, também integraram o projeto. “Realizamos um passeio pela cidade, onde os alunos conheceram o Centro Histórico, Parque Ecológico, a prefeitura, o Centro de Triagem e ainda de ônibus percorreram todas as comunidades, onde puderam conhecer de perto um pouco mais da história de Maracajá”, detalhou a professora.

Projeto Familiar

A família também teve um importante papel no projeto, afinal são os avós e pais que conhecem e fazem parte da história do município. As crianças realizaram a gravação de um vídeo com avós, onde questionaram como a cidade era antigamente, fazendo um comparativo com a atual realidade. “Também solicitamos fotos antigas das famílias, onde tivesse como cenário a nossa cidade, como igreja, praças e a ferrovia. Com as fotos montamos um painel, que ficou exposto no (CEI), onde compartilhamos com os visitantes o nosso projeto”, relatou a professora.

Ainda em casa, com os pais os alunos recriaram em maquete sua casa, e alguns pontos de seus bairros e da cidade, como a BR-101, o viaduto, o portal de entrada da cidade, prefeitura, a área rural, entre outros elementos que são marcantes para as crianças.

Finalizando o projeto, os alunos conheceram a cultura do arroz, sendo uma das economias de Maracajá. “Um agricultor fez um vídeo explicando todo o processo, desde o plantio, até a colheita. E nós os levamos para cozinha, onde fizemos uma receita com arroz, concluindo com a degustação do cereal”, citou Jayne.

Aprovado

O prefeito Anibal Brambila, acompanhado da secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, e do diretor de Educação, Daniel de Souza, esteve no (CEI) para conhecer o projeto e ficou encantado com as maquetes, que segundo ele estavam muito realistas e bem executadas. “As professoras estão de parabéns pelo belo projeto que realizaram com os pequenos, assim como a famílias, que também se dedicaram e fizeram as tarefas com as crianças. Como gestor, fico contente em saber que temos profissionais dedicados com a nossa Educação”, relatou Anibal Brambila.

O diretor de Educação, Daniel de Souza, falou da importância desse projeto. “Esse projeto é muito importante, pois proporciona aos alunos um maior conhecimento da história da cidade. Agradeço a direção e aos professores do (CEI), por estarem criando projetos que despertam a criatividade dos nossos alunos”, concluiu.