Unesc e comunidade de Maracajá discutem futuro em workshop

Foi realizado na tarde da última sexta-feira, dia 01/07, o 13° Workshop que discutiu e tabulou ações para a sequência da elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amesc, desta vez em Maracajá, visando os próximos dez anos. O evento organizado pela Unesc, via Google Meet, contou com a participação do prefeito Aníbal Brambilla, da secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, do presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Xavier da Silva, de diversos diretores de departamentos, entidades representativas e da população.

Com a mediação do integrante do Observatório Social da Unesc, Douglas Leffa, os participantes tiveram a oportunidade de participar e iniciar a construção estratégica visando o futuro até 2033. Na oportunidade eles foram provocados a pensarem, divididos em grupos, sobre três questionamentos apresentados pelos organizadores: Quais as principais dificuldades e desafios que a cidade encontra atualmente; Quais as principais potencialidades do município e da região e Quais são os seus sonhos para sua cidade e região.

Para colaborar com o debate, o economista e professor do curso de Economia e coordenador do Observatório Social Econômico, Thiago Fabris, apresentou dados quantitativos do município como: os Índices de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS), Humano Municipal (IDHM), o produto Interno Bruto (PIB), entre outros levantamentos. Já a professora e também coordenadora do Observatório, Melissa Watanabe, demonstrou os dados qualitativos do território maracajaense.

A coordenadora também explicou os próximos passos a partir deste workshop. “Todo o resultado da discussão de hoje vai ser compilado e sistematizado pela nossa equipe. Um documento será disponibilizado tanto na forma online, quanto impresso, então, depois desta primeira compilação, apresentamos de uma forma mais ampla o que foi defendido, em seguida retornamos para o laboratório a fim de observarmos esses materiais, agora de uma forma mais sistematizada com a metodologia e mais robusta com os dados oriundos da consulta pública” , explicou.

Agentes Econômicos

No segundo workshop , previsto para o início de agosto, a conversa será principalmente com os atores econômicos da cidade. “Queremos ouvir aqueles que geram a economia de Maracajá, as entidades representativas e toda cadeia produtiva do município. Neste encontro presencial questionamos quais são os fatores estruturantes que o município tem e como eles estão em relação a Amesc, Estado, país e América. Também abordamos sobre os desafios, potencialidades e sonhos. Com os dois materiais elaborados, demonstramos quais são os setores econômicos estruturantes do município, sua base e o que precisa fortalecer e quais são os setores econômicos portadores de futuro que nós almejamos ou seja, ele ainda não se faz presente nos dados econômicos mas, existe uma anseio da população que ele seja fortalecido”, pontuou Watanabe.

Responsável pela compilação e sistematização das informações levantadas, a professora do curso de Ciências Contábeis, Ana Paula Silva dos Santos, apresentou os resultados das discussões realizadas nos grupos de trabalho. Segundo ela, os dados tiveram apenas o tratamento inicial para finalizar a reunião. “Foram enumeradas muitas propostas dentro dos três questionamentos realizados. No resumo, os assuntos que mais se destacaram foram: saneamento básico, turismo e educação. Todo o trabalho será tabulado e apresentado presencialmente no segundo workshop”, explanou.

O diretor do departamento de Comércio, Indústria e Segurança de Maracajá, Valmir Pedro, agradeceu em nome do prefeito, a Unesc pelo excelente trabalho realizado no Workshop. “Este período que ficamos aqui, debatendo, foi muito produtivo. Tivemos um aprendizado muito grande em relação a diversas áreas. Esta oportunidade nos possibilitou ficarmos inteirados sobre os problemas, desejos e anseios dos nossos habitantes. Esse material que a Universidade está elaborando será muito importante para o nosso município”, comentou.

O Plano de Desenvolvimento Econômico de Maracajá ainda não está concluído. Na primeira quinzena de agosto será realizado o segundo workshop, agora com os agentes econômicos que movimentam a economia do município. As contribuições ainda podem ser enviadas através da consulta popular e os dados levantados nesta tarde podem ser conferidos na página do Observatório Econômico da Unesc.

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:

1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que pode apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.