Maracajá adere ao Programa Defesa Civil na Escola

O programa Defesa Civil na Escola é uma proposta criada pela Defesa Civil de Santa Catarina visando promover ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes e na população frente a ocorrência de eventos adversos.

É um instrumento de ação para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos, na prevenção, na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.

A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), Lei 12.698 de 2012, tem em seus principais preceitos a AutoProteção e o programa Defesa Civil na Escola é uma forma de assegurar o cumprimento da referida legislação.

O Programa Defesa Civil na Escola alia teoria e prática, ensino e aprendizagem, participação, ludicidade, criatividade e inovação contribuindo na preparação de cidadãos mais resilientes.

Em Maracajá, serão envolvidos os alunos de 7º anos das Escolas de Educação Básica 12 de Maio e Eulália Oliveira de Bem e seus professores.

Os kits dos materiais pedagógicos dos alunos e professores foram entregues na última sexta-feira, 02/06, no Departamento de Educação e Cultura, pelo Coordenador Regional da Defesa Civil, 2º Sargento do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Bonaldo Rafael. Participaram do ato, o diretor de Educação, Daniel de Souza, as servidoras do departamento Cleiane Pereira e Odecia de Souza, e ainda a secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, e o coordenador municipal da Defesa Civil de Maracajá, Cleber Darolt.

Segundo o diretor de Educação, Daniel de Souza, entre os materiais entregues estão o caderno do aluno, caderno do professor, almanaque e placa para ser fixada na escola participante. “O Programa tem como foco principal colocar no currículo a temática de proteção e prevenção, capacitando professores e alunos para atuarem de forma compartilhada e eficaz na redução de riscos e gestão de desastres junto à comunidade e à Defesa Civil do município”, detalhou.